sexta-feira, 11 de março de 2011

3418. Sismo de magnitude 8.9 no Japão (I)

* * *
CopyRight @ ba84ab
=================
No dia 11 de Março de 2011, pelas 05:46 UTC (às 14:46 hora local) ocorreu a 130 km E da principal ilha do Japão, Honshu, um sismo de magnitude 8.9 a 24 km de profundidade, registado em todos as estações da Rede Sísmica Nacional operada pelo IM. Este sismo foi gerado em regime compressivo, em zona de subducção, com a placa do Pacífico a mergulhar sob a placa Norte Americana.
Sendo o sismo superficial, com epicentro no mar e uma magnitude elevada, deu origem a um Tsunami cuja primeira vaga atingiu a costa do Japão (KATSUURA) pelas 06:35.
O sismo teve uma série de precursores, que se iniciaram há dois dias com um sismo de magnitude 7.2 e pelo menos 3 sismos de magnitude superior a 6. Este tipo de ambientes tectónicos, em regime compressivo, são os que têm maior capacidade de gerar os chamados grandes sismos.
De acordo com informação do Pacific Tsunami Warning Center (NOAA) o Tsunami que afectou a região costeira do Japão, já atingiu o Arquipélago do Hawai com amplitudes registadas até 1,74 m (em relação ao nível médio do mar). Está ainda previsto que este Tsunami chegue a diferentes pontos da costa Ocidental do Continente Americano entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de amanhã.
A rede do IM registou até às 15 horas cerca de 20 réplicas com magnitudes compreendidas entre 5.6 e 7.1. O Instituto de Meteorologia continua a acompanhar este episódio sísmico, recolhendo informação sobre as naturais réplicas que têm vindo a ocorrer e sobre a evolução do Tsunami na região, para o qual se mantém o alerta.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: