segunda-feira, 22 de agosto de 2011

3606. PORTUGAL CONTINENTAL: Temporal de Verão

Morte de uma mulher abre troca de acusações entre meteorologistas e Câmara de Celorico de Basto - Depois de uma meteorologista ter lamentado que "as pessoas continuem a ignorar os avisos de mau tempo do Instituto de Meteorologia", "e depois acontecem acidentes como o de domingo", o presidente da Câmara de Celorico de Basto vem lembrar que "as previsões meteorológicas não passam de previsões, nem sempre acertam".
"Na meteorologia, como em tudo na vida, previsões são previsões, nem sempre se acerta. Às vezes fazem-se alertas do tempo que vai ser de uma determinada maneira e sai um tempo completamente contrário", disse, à Lusa, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O autarca reagia assim às declarações da meteorologista Idália Mendonça, que hoje, à Lusa, considerou que as pessoas continuam a ignorar os avisos de mau tempo do Instituto de Meteorologia e por conseguinte acontecem acidentes como o registado no domingo em Celorico de Basto, que causou um morto.
"As pessoas continuam a não dar ouvidos aos avisos de mau tempo do Instituto de Meteorologia (IM) e da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e infelizmente depois acontecem acidentes como o de domingo", lamentara à agência Lusa a meteorologista.
Idália Mendonça lembrou que na sexta-feira o IM previu uma alteração do estado do tempo para o fim-de-semana com aguaceiros por vezes fortes e queda de granizo no centro e sul de Portugal.
(Fonte:
Visão)
Mau tempo provoca um morto durante procissão em Celorico de Basto - Uma mulher teve morte imediata durante uma procissão à santa padroeira, na freguesia de Fervença, Celorico de Basto, devido ao desabamento de um palco, provocado pelo vento forte, a chuva e o granizo que assolou a região.
Uma mulher de 50 anos morreu e cinco pessoas ficaram feridas, na sequência do desabamento de um palco que foi arrancado devido ao vento forte, chuva e granizo que se abateu este domingo sobre a freguesia de Fervença, em Celorico de Basto. O acidente ocorreu quando uma procissão regressava à igreja, no encerramento das festas de Nossa Senhora do Calvelo, e de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, as vítimas foram prontamente socorridas, não foi por falta de socorro porque o comandante dos bombeiros estava a assistir à festa, tal como eu, mas foi tudo muito repentino, afirmou o autarca explicando que o céu estava anormalmente escuro e de repente começou a cair granizo e a sentir-se um vento muito forte.
Além da vítima mortal, na sequência do acidente, uma mulher entrou em choque, mas não chegou a ser hospitalizada. Os feridos sofreram escoriações e uma mulher grávida foi assistida, mas por precaução. Dois feridos foram para o centro de saúde local e outros dois para o hospital de Guimarães. O mau tempo dificultou as operações de socorro no local. (Fonte: Jornal Digital)
LEIRIA: Mau tempo provoca incêndios e quedas de árvores - O mau tempo registado ao final do dia de sábado provocou quedas de árvores em Leiria e incêndios também na cidade do Lis e em Alcobaça. Neste concelho, dois incêndios foram as situações mais preocupantes no distrito, segundo o comandante operacional do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS).
O responsável explicou que "desde as 18h00 de sábado que surgiu um número anormal de ocorrências", entre as quais 18 incêndios, sendo os concelhos de Alcobaça e Leiria os mais atingidos. "Foi uma situação que nos mereceu alguma preocupação e muita dispersão de meios", adiantou o comandante à agência Lusa, desconhecendo ainda as causas dos incêndios, que "as condições climatéricas não são alheias".
Outras das situações foi o encerramento da auto-estrada n.º 8 (A8) que liga Leiria a Lisboa, que esteve encerrada em ambos os sentidos, na noite de sábado, junto à Marinha Grande, devido a um incêndio, informou fonte da GNR de Leiria, o que obrigou a desviar o trânsito para a localidade de Barosa, em Leiria, adiantou a GNR. A "intensidade de fumo" e "falta de visibilidade dos condutores" obrigou ao corte da via. (Fonte: Diário de Leiria)

Sem comentários: