quarta-feira, 24 de agosto de 2011

3610. Sé de Vila Real encerrada ao culto até reparação dos estragos no telhado

A Sé Catedral de Vila Real vai ficar fechada ao culto até à reparação dos estragos provocados pelo mau tempo no telhado do edifício. Logo que o alerta para o deslizamento do telhado e queda de telhas da Sé, localizada no centro da cidade, de imediato a Protecção Civil de Vila Real interditou a área do pátio do Conservatório Regional de Música, junto ao edifício religioso.
Os técnicos da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) estiveram no local a avaliar os prejuízos causados no telhado pela chuva e vento que se verificaram domingo na região. Segundo o pároco, a Sé vai também ficar encerrada do culto por uma questão de segurança. João Corralejo disse que a DRCN deixou a indicação de que as obras de recuperação poderão avançar ainda esta semana e, até à sua conclusão, o serviço religioso passa para a Igreja da Misericórdia.
O pároco explicou que o telhado superior virado a norte sofreu uma derrocada, com deslizamento da telha e a argamassa que a fixava, para o telhado inferior e para o chão. Também do lado sul do telhado se verificou um pequeno deslizamento que pode, a qualquer momento, provocar a queda do telhado. Ainda por cima, acrescentou, está previsto que o tempo se mantenha instável nos próximos dias.
A directora da DRCN já tinha adiantado a intenção de se proceder de imediato à reparação e consolidação da segurança da estrutura. Referiu ainda que a candidatura ao projecto Rota das Catedrais, que ainda está em avaliação, inclui a reparação da cobertura daquele edifício, que sofreu obras de reparação há seis anos.
Quatro anos depois de ter encerrado para obras, orçadas em cerca de um milhão de euros, a Sé de Vila Real reabriu em Setembro de 2005. Em 2001, o então Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) iniciou um plano de intervenção faseado, que começou na torre em ruínas, seguida da cobertura, nave, sacristia, salas anexas e arranjos exteriores. Numa segunda fase, foi reabilitada a cobertura da igreja, que deixava entrar muita humidade, e foram colocados novos vitrais, da autoria do pintor João Vieira.
Decorreram ainda obras de remodelação e recuperação do recheio, a nível de altares e mobiliários, e os arranjos exteriores do adro da igreja.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: