quinta-feira, 19 de abril de 2012

3859. AMBIENTE: Quercus exige revisão do CELE


A Quercus sublinha que as licenças atribuídas pelo CELE são de cerca de 35 milhões de toneladas de CO2 por ano, mas em 2010 o número foi de 25 milhões. Significa isto, segundo Ana Rita Antunes, do grupo de Energia e Alterações Climáticas da associação ambientalista, que tem de haver uma revisão do CELE para que sejam atribuídas menos licenças, sob pena de «não estarmos a incentivar a indústria a tornar-se mais eficiente». Segundo a responsável, há demasiadas licenças atribuídas.
Apesar do sector electroprodutor ficar sem licenças gratuitas já no ano que vem, Ana Rita Antunes sublinha que não chega: «A Quercus fez as contas e a percentagem de produção de electricidade de fontes renováveis baixou 6,4 por cento relativamente a 2010, compensada à custa do aumento das centrais térmicas. Só as centrais a carvão de Sines e Pêgo contribuíram com 2,8 milhões de toneladas de CO2 em 2011», aponta. A responsável da Quercus acrescenta ainda que o aumento foi de apenas 0,8 por cento porque existe uma diminuição de emissões do lado da indústria, devido à crise e à quebra no consumo.
A Quercus reagia à conclusão preliminar do Relatório de Emissões de Gases com Efeito de Estufa (REGEE) da Agência Portuguesa do Ambiente, que sublinha que em 2011 registou-se um aumento das emissões de CO2 em cerca de 0,8 milhões de toneladas, devido essencialmente ao sector de produção de electricidade. Até 31 de Março, a APA recebeu 186 relatórios dos operadores abrangidos pelo regime de Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), de um universo de 187 instalações às quais esta obrigação se aplicava, correspondendo a um total de emissões verificadas de 25.01 Mt CO2.
* * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: