sábado, 21 de abril de 2012

3860. Plataforma europeia para adaptações climáticas online


A Plataforma Europeia para a Adaptação Climática (CLIMATE-ADAPT), um instrumento interactivo com base na Web, referente à adaptação às alterações climáticas, entrou em linha na Agência Europeia do Ambiente. Esta plataforma, disponível na Web em http://climate-adapt.eea.europa.eu, destina-se a apoiar os decisores políticos aos níveis local, regional, nacional e da UE na elaboração de medidas e políticas de adaptação às alterações climáticas. O objectivo é antecipar os efeitos adversos das alterações climáticas e tomar as medidas adequadas para impedir ou minimizar os danos que estas podem causar.
A CLIMATE-ADAPT, desenvolvida com o apoio da comunidade científica e responsável pela elaboração de políticas na Europa, ajudará os utilizadores a obter, divulgar e integrar informações sobre previsão de alterações climáticas na Europa, vulnerabilidades de regiões, países e sectores, actuais e futuras, dados sobre actividades e estratégias de adaptação nacionais, casos paradigmáticos de adaptação e potenciais opções futuras de adaptação, instrumentos on-line para apoiar o planeamento de acções, projectos de investigação, documentos de orientação, relatórios, fontes de informação, notícias e eventos, relacionados com a adaptação.
Os impactos das alterações climáticas suscitam ameaças sociais, ambientais e económicas consideráveis, quer para a Europa quer para a comunidade mundial. Fenómenos meteorológicos mais frequentes e extremos – chuvas e inundações, ondas de calor e secas, escassez de neve, aumento das temperaturas e subidas dos níveis do mar – vão afectar cada vez mais as condições de vida, a produção de alimentos, o aprovisionamento energético, as infra-estruturas e os ecossistemas. A tomada das decisões necessárias sobre os melhores métodos de adaptação implica o acesso a dados fiáveis sobre o impacto provável das alterações climáticas, os aspectos socioeconómicos associados e os custos e benefícios de diversas opções de adaptação.
A CLIMATE-ADAPT funcionará na Agência Europeia do Ambiente e apoiará a geração da base de conhecimentos necessária para a elaboração de políticas de adaptação com fundamento em dados concretos. O seu contributo alimentará o desenvolvimento de uma estratégia global da UE para a adaptação, que a Comissão tenciona adoptar em princípios de 2013, com o objectivo de apoiar as necessidades dos Estados-Membros, das organização transnacionais e das partes interessadas a nível local, mediante acções adequadas à escala da União Europeia.
* * * * * * * *
Fonte: IGOV

Sem comentários: