quarta-feira, 2 de maio de 2012

3870. PORTUGAL CONTINENTAL: Temporal prolongado (Precipitação e vento)

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Quarta-feira, 2 de Maio (12h00_UTC)
 Fonte: MetOffice
=============
O estado do tempo em Portugal Continental passará a estar condicionado, a partir de hoje, pela presença de um centro de baixas pressões a oeste da Península Ibérica, a partir do qual surgirão linhas de instabilidade sucessivas que atravessarão todo o território, do litoral para o interior.
Assim, todo o território de Portugal Continental estará sob o raio de acção do centro de baixas pressões, pelo que espera-se um aumento da nebulosidade em todo o território e passagem para um regime de chuva ou aguaceiros prolongados, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas. O vento rodará para o quadrante sul, tornando-se moderado a forte, com rajadas, em especial no litoral oeste e terras altas.
Esta situação de grande instabilidade prolongar-se-á até Sexta-feira, pelo que as quantidades de precipitação acumuladas nos próximos três dias poderão ser bastante significativas em algumas regiões. Sugere-se um acompanhamento da evolução das condições meteorológicas no território de Portugal Continental através do site do Instituto de Meteorologia e atenção especial às recomendações da Autoridade Nacional de Protecção Civil, designadamente relacionadas com a previsibilidade de inundações temporárias localizadas associadas a uma possível quantidade muito elevada de precipitação.

Sem comentários: