quarta-feira, 2 de maio de 2012

3871. Tornado na Península de Setúbal (I)


Pelas 12 horas locais (11 UTC), um tornado afectou uma área situada nas proximidades da lagoa de Albufeira, na Península de Setúbal. Pelas fotos disponíveis, que evidenciam danos em árvores e em propriedades (como vedações, viaturas e estruturas amovíveis), poder-se-á ter tratado de um tornado categorizável no nível EF0 ou (quando muito) EF1, segundo a escala de Fujita melhorada.
Este fenómeno foi originário de um aglomerado convectivo, embebido numa linha de instabilidade, que transportava na sua circulação ar polar marítimo modificado, caracterizado por algum conteúdo em água líquida e instabilidade localmente organizada. O radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão identificou o aglomerado convectivo como uma supercélula, justamente sobre a referida área. Esta estrutura penetrou em terra pela região do Cabo Espichel, às 10:40 UTC, tendo afectado a área da Lagoa de Albufeira pelas 10:50 UTC e, sempre em deslocamento rápido para norte-nordeste, passado sobre a cidade do Barreiro pelas 11:20 UTC. Esta perturbação continuou a sua progressão, tendo mantido a característica supercelular até cerca das 11:50 UTC, instante em que se encontrava um pouco a Este de V. F. Xira.
Mantendo-se uma situação de forte instabilidade atmosférica, o IM sugere o acompanhamento das previsões e avisos através da sua Página.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: