segunda-feira, 4 de junho de 2012

3907. Borboleta rara beneficia das alterações climáticas


Uma espécie de borboleta da Grã – Bretanha está a ser favorecida pelo aquecimento global. A população da Aricia agestis aumentou nos últimos 20 anos, pois com a subida de temperatura não é mais necessário ser tão exigente na escolha da planta onde ela deposita os ovos. Pesquisadores da Universidade de York constataram que a espécie mais que duplicou a sua área de abrangência, que avançou para norte em 20 anos. Assim, isso significa que as alterações climáticas também podem criar condições vantajosas para a sobrevivência de uma espécie. O estudo contou com a análise e colecta de dados dos últimos 40 anos. Os pesquisadores observaram que antes, a espécie usava apenas a uma planta, a esteva (Helianthemum nummularium), para depositar os ovos. Esta planta nasce na parte sul da Grã-Bretanha, mais ensolarada. Agora, foi observado que as borboletas também estão a usar no seu ciclo de reprodução várias espécies da família do gerânio, que com o calor está a tornar-se muito mais comum.
Os pesquisadores afirmam que não se trata de uma mudança evolucionária da espécie de borboleta. “Aparentemente, ela parece ter estado sempre apta a usar o gerânio como hospedeiro, mas não o usavam por causa das condições microclimáticas que eram impróprias para a planta crescer quando o clima era mais frio”, disse ao iG Rachel Pateman, do departamento de Biologia da Universidade de York e autora do estudo publicado no periódico científico Science.
Rachel afirma que já era esperado que com o aumento da temperatura, as borboletas passassem naturalmente a habitar áreas mais para norte, porém a capacidade de usar um segundo hospedeiro foi algo determinante para que ela se tivesse expandido de maneira muito mais rápida do que se ainda estivesse restrita ao uso de uma só planta como hospedeira. “A borboleta ‘vencedora’ fez muito mais do que o esperado”, disse ao iG Jane Hill, bióloga da Universidade de York que também participou do estudo. Os pesquisadores acreditam que outras espécies de borboletas possam também estar a ser beneficiadas com as alterações climáticas. “Muitas outras espécies têm que alterar a sua distribuição por causa das alterações climáticas, mas algumas delas não tiveram a capacidade de fazer isto, tornando-se vítimas do aquecimento global. Acredito que as mudanças no clima vão criar vencedores e perdedores”, disse Rachel. Jane afirma que se acreditava que a interacção entre as espécies necessárias para a sobrevivência, como o caso da borboleta e a planta hospedeira, seriam impedidas com as alterações climáticas. “O nosso estudo mostra que isto não é necessariamente uma verdade e que novas interacções podem beneficiar uma determinada espécie”, disse Jane. No entanto, a história da borboleta pode ter novos desdobramentos. As pesquisadoras afirmam que a mudança da borboleta pode trazer consequências para outras espécies aparentadas que habitam o norte da Grã-Bretanha. “Acreditamos que as duas espécies possam gerar híbridos”, disse Rachel.
Maria Fernanda Ziegler
* * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem):  IG

Sem comentários: