sexta-feira, 10 de agosto de 2012

3963. Vento do Norte arrefece águas do Algarve


A água que banha a costa portuguesa, em especial a do Algarve, tem estado mais fria do que em anos anteriores. As diferenças são pouco significativas, na ordem dos 2 a 3 graus, mas perceptíveis aos veraneantes que por esta altura procuram dar uns mergulhos e aproveitar as férias. A boa nova é que nos próximos dias a temperatura média da água deverá subir, devido a uma alteração meteorológica.
A explicação para as águas frias, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), é simples e está na direcção do vento, devido ao Anticiclone dos Açores, e consequente influência na circulação das águas superficiais. "O Continente tem sido influenciado por ventos de Norte/Noroeste, na circulação de um anticiclone localizado na região dos Açores, o que tem originado ondulação predominante de Sudoeste na costa algarvia", afirmou ao CM fonte do IM, dando conta que na terça-feira o "ventou rodou no Algarve para Sueste e a ondulação também passou a estar de Sueste, fazendo subir a temperatura da água do mar". A água fria deve-se, sublinhou o IM, "à baixa frequência de situações de Sueste neste Verão".
Segundo a Marinha, a explicação para as águas frias na costa ocidental deve-se ao afloramento da corrente costeira. O meteorologista Manuel Costa Alves responsabiliza também as correntes marítimas que trazem águas frias das latitudes mais a Norte. "As ilhas britânicas têm estado sob condições adversas e os ventos fazem com que as correntes transportem águas frias para Sul, baixando a temperatura na nossa costa".
Esta situação tem deixado desconsolados os banhistas da praia do Vau, em Portimão. Um industrial de mármores, de 64 anos, de Borba, Alentejo, de férias com a esposa, revelou que "nos primeiros dias era difícil estar na água, por causa do frio". "Até arrepiava. Saíamos logo. A minha mulher teve dias que nem sequer se aproximou do mar", lamentou.
Degelo sem influência – A situação de degelo extremo, verificada no final do mês passado na Gronelândia, não tem qualquer influência directa na temperatura das águas em Portugal. Segundo o meteorologista Costa Alves, "a água da Gronelândia que vai parar ao oceano Atlântico sofre um processo de aquecimento até chegar às costas de Portugal". "É um processo demorado. Portanto, a sua influência em Portugal não é directa", refere Costa Alves, para quem o degelo representa um enorme problema e uma preocupação: "O gelo no Árctico está a diminuir rapidamente. Estou convencido que dentro de 15 anos, no máximo, teremos Verões sem gelo naquela região".
Estas são também as perspectivas da NASA que registou o maior degelo dos últimos 30 anos. A conclusão dos cientistas baseia-se em imagens de três satélites, que mostram um degelo rápido entre os dias 8 e 12 de Julho. Nesse período, a área derretida passou de 40% do total da superfície da camada de gelo para 97%. Num Verão normal, metade da superfície derrete, mas este ano a extensão aumentou dramaticamente.
André Pereira /Ana Palma
* * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: