sexta-feira, 10 de agosto de 2012

3962. FIGUEIRÓ DOS VINHOS: Bombeiro morre no combate às chamas

A irregularidade do terreno e a fúria das chamas traíram mais de 20 anos de experiência de Vítor Joaquim, conhecido entre os amigos por Vítor ‘Mondinho’ – que ontem à tarde, no regresso ao fogo em Figueiró dos Vinhos, depois de ter ido abastecer a viatura de combate, perdeu o controlo da mesma e despistou-se. O veículo caiu por uma ravina, que estava a ser consumida pelo fogo – e o bombeiro, de 55 anos, morreu queimado.
‘Mondinho' saíra da zona do incêndio, próximo da localidade de Azeitão, pelas 17h00, e já estava de volta com mais água quando sofreu o acidente. Ainda tentou sair do veículo, mas estava rodeado pelo fogo. Ficou carbonizado. O acidente deixou em choque a corporação de Figueiró, tal como a família. A mulher, Fernanda, e os dois filhos, de 18 e 19 anos - também eles bombeiros em Figueiró, tiveram de receber acompanhamento psicológico. "É um momento de grande dor e de luto, não só para os bombeiros mas para o concelho", disse Rui Silva, presidente da Câmara, onde a vítima trabalhava há vários anos como condutor no Departamento de Obras Municipais.
O incêndio em Figueiró dos Vinhos foi, ontem, o que maior proporção atingiu. Com início cerca das 15h00, o fogo chegou a ter três frentes activas. As altas temperaturas, o vento e os acessos difíceis, foram, na opinião de José Manuel Moura, comandante do CDOS, os grandes inimigos dos bombeiros no local. "Em condições adversas como estas, é muito difícil conseguir levar a melhor sobre as chamas", afirmou.
As populações de várias aldeias temeram o pior quando o concelho foi coberto por uma extensa mancha de fumo e as chamas se iam aproximando das casas. A meio da tarde, com o evoluir do incêndio, as praias fluviais de Ana de Aviz e Fragas de S. Simão - com centenas de pessoas nesta época do ano - tiveram que ser evacuadas mas, apenas, "por precaução", sublinhou José Manuel Moura. Ao todo, foram retiradas cerca de 600 pessoas. Uma habitação, na localidade de Lâmpada, foi também evacuada devido ao aproximar das chamas. Uma carrinha de um habitante, estacionada numa zona florestal, foi destruída pela fúria do fogo.
Com o cair da noite, a situação foi melhorando. Os 285 elementos no terreno foram conseguindo travar o avanço das chamas e, à hora de fecho desta edição, mantinha-se uma única frente activa. Durante a tarde, os bombeiros contaram com a ajuda de quatro meios aéreos.
Helena Silva
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: