quarta-feira, 8 de agosto de 2012

3961. Proteção Civil coloca em alerta amarelo todos os distritos do continente devido ao risco de incêndio


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou hoje em alerta amarelo todos os distritos de Portugal Continental devido ao risco elevado de incêndio provocado pelo tempo quente e seco. Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo nível menos grave de uma escala de quatro, foi acionado, tendo em conta as previsões meteorológicas de tempo quente e seco, o que impõe as medidas preventivas necessárias para diminuir o risco de incêndio.
O alerta amarelo, nos distritos de Faro e Beja, já tinha sido acionado na semana passada, prolongando hoje a ANPC o aviso até às 20:00 de segunda-feira. Nos restantes distritos do Continente, o alerta amarelo hoje acionado vai prolongar-se até às 20:00 de sexta-feira.
O alerta amarelo pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de combate a incêndios florestais, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão, segundo a Proteção Civil.
Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê tempo muito quente e seco nas regiões do interior e Norte e Centro, com temperaturas acima dos 30 graus e valores da humidade inferiores a 20 por cento. Segundo o IM, o vento vai soprar com fraca intensidade do quadrante sul, aumentando ligeiramente de intensidade no litoral durante a tarde. Para o Algarve, tende a agravar-se a situação meteorológica a partir do final do dia de sexta-feira, com a influência de vento fraco, traduzindo-se num aumento da temperatura e descida da humidade.
A Proteção Civil refere que os índices de perigosidade de incêndio florestal em todo o território, nomeadamente nas regiões do interior Norte e Centro, preveem-se elevados a extremos. A ANPC recorda que é proibido realizar queimadas ou fogueiras e lançar foguetes, assim como fazer lume ou fumar em espaços florestais e vias que os circundem. A Proteção Civil sublinha também que é necessária a adequação de comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio, como a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.
Face às previsões meteorológicas, a ANPC recomenda ainda à adoção de medidas de auto-proteção por parte dos grupos populacionais mais vulneráveis, nomeadamente idosos, crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardio-respiratórias.
CMP Lusa/Fim.
* * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: