quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

4647. Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

Carta Sinóptica de Superfície prevista para amanhã,
Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014_12h00UTC
Fonte: MetOffice
* * *
A previsão do cavamento de um núcleo de baixas pressões para amanhã, no oceano Atlântico junto à linha de costa ocidental, irá condicionar o estado do tempo em todo o território de Portugal Continental. Assim, o dia de amanhã ficará caracterizado pelo aumento generalizado da nebulosidade e a ocorrência de precipitação, estendendo-se do litoral para o interior e de sul para o norte.

A coincidência com a presença de ar muito frio em altura (25 graus negativos aos 500 hPa, a cerca de 5000 metros de altitude) irá favorecer o desenvolvimento de nebulosidade do tipo convectivo (nebulosidade de desenvolvimento vertical), o que poderá originar a ocorrência de períodos de chuva, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Atenção especial ao vento que soprará forte, com rajadas muito fortes, especialmente durante os períodos de ocorrência de precipitação, predominando do quadrante sul. O facto de o vento predominar do quadrante sul favorecerá a manutenção de temperaturas amenas à superfície.

Durante o dia de Sábado é esperado uma ligeira melhoria do estado do tempo em Portugal Continental, antecedendo um novo agravamento previsto para a noite de Sábado para Domingo, com a aproximação e passagem de um sistema frontal que traíra mais precipitação e uma descida moderada da temperatura do ar para Domingo, havendo então condições para a ocorrência de queda de neve nas terras altas do norte e centro do território do continente.

Sem comentários: