quinta-feira, 8 de outubro de 2015

5468. Ex-furacão Joaquin (Atualização)

Imagem de satélite às 16h00
(AirMass)
* * *
"CopyRight Eumetsat 2015
====================
A depressão pós-tropical Joaquin encontrava-se às 12UTC do dia 8 de Outubro no Atlântico em 42ºN 31ºW, a norte do arquipélago dos Açores, com o valor de 984 hPa de pressão atmosférica no seu centro. Com movimento para leste, prevê-se que às 00UTC do dia 10 de Outubro, o seu centro se encontre em 44ºN17ºW, a noroeste da Península Ibérica, com 993hPa de pressão atmosférica.
Deste modo, prevê-se a partir do dia 10, sábado, ocorrência de períodos de chuva em Portugal continental e de vento moderado a forte do quadrante sul no litoral oeste e nas terras altas do interior Norte e Centro. Igualmente a partir de sábado, dia 10, prevê-se o aumento da agitação marítima, com ondas inicialmente de sudoeste, passando a ondas de noroeste e que poderão atingir 3,5 a 4,5 m na costa ocidental, em especial a norte do cabo Raso.
Faz-se notar que a depressão pós-tropical Joaquin corresponde a uma fase posterior da evolução do furacão Joaquin e que, por isso, já não apresenta características de severidade meteorológica tipicamente associadas aos ciclones tropicais na categoria de furacão. Em particular, a passagem desta depressão pelo território do continente deverá resultar em condições meteorológicas com menor severidade do que a registada, por exemplo, nos passados dias 15 e 16 de Setembro de 2015 (ex-furacão Henri) ou nos dias 4 e 5 de Outubro de 2015.
* * * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: