sexta-feira, 9 de outubro de 2015

5469. PORTUGAL CONTINENTAL: Fim de semana com tempo instável (chuva e vento)

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Sábado, 10 de outubro de 2015_12h00
Fonte: MetOffice
=============
O estado do tempo em Portugal Continental tenderá a sofrer uma alteração significativa a partir de Sábado, com a aproximação ao noroeste da Península Ibérica do centro de baixas pressões que constituiu o ciclone tropical Joaquin, mas agora já transformado numa depressão pós-tropical.
Assim, a localização do centro de baixas pressões a noroeste de Portugal Continental irá favorecer a entrada de linhas de instabilidade sobre todo o território de Portugal Continental (os ventos e as massas de ar circulam em torno do centro das baixas pressões com sentido contrário ao dos ponteiros do relógio), o que levará ao aumento significativo da nebulosidade e à ocorrência de precipitação, estendendo-se do litoral oeste para o interior. À passagem de linhas de instabilidade estará associado a presença de vento.
Estas condições de instabilidade e ocorrência de precipitação por praticamente todo o continente, especialmente pelas regiões do norte e centro, prolongar-se-ão ao longo do resto do fim de semana e início da próxima semana, uma vez que o território de Portugal Continental ficará sob influência do centro de baixas pressões até meados da próxima semana.

Sem comentários: