quinta-feira, 22 de setembro de 2016

5911. Os incêndios de Agosto (Madeira)

Os satélites da NASA começaram a detectar um grande número de incêndios na ilha da Madeira no dia 8 de Agosto de 2016. Nos dias seguintes, os incêndios espalharam-se rapidamente e a quantidade de fumaça aumentou dramaticamente. Até ao dia 12 de Agosto, os incêndios foram quase extintos, mas eles deixaram grandes extensões de floresta carbonizada trás.
Quando o Operational Land Imager (OLI) do satélite Landsat 8 capturou esta imagem da Madeira no dia 11 de Agosto, 2016, um grande incêndio no lado ocidental da ilha ainda estava a arder. A cicatriz do incêndio estende-se para sudeste, em direcção dos arredores do Funchal, a maior cidade da Madeira.
A imagem de cores falsas combina o infravermelho de ondas curtas, infravermelho próximo e luz azul (OLI bandas 7-5-2). Com esta combinação, as áreas queimadas aparecem marrom. Os pontos quentes estão associados aos incêndios activos (vermelho). Cerca de 3.200 hectares (12 milhas quadradas) foram queimados durante os incêndios.
O fogo perto do Funchal matou três pessoas, destruiu mais de 150 casas e obrigou à evacuação de mais de 1.000 pessoas, segundo informações da imprensa. Uma onda de calor ajudou a alimentar o fogo, provocado por acção humana.
* * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: