quinta-feira, 22 de setembro de 2016

5910. ESCLARECIMENTO (Participação no Fórum MeteoPT)

A participação tida no FórumMeteoPT pelo autor do presente blogue vincou-se sempre pela verdade científica, procurando ser sempre esclarecedor e apontar exemplos concretos sobre assuntos de carácter meteorológicos que sustentassem dúvidas. Muitas vezes teve trabalhosamente de desmontar incorrecções meteorológicas e climáticas, fazendo recurso de conhecimentos científicos e dos dados disponibilizados pelos organismos oficiais.
Tentou-se corrigir inverdades na interpretação cartográfica, procurou-se os dados onde eles existem realmente e expôs-se os assuntos de forma correcta e o mais explícito possível.
O surgimento de troll (pessoas sem habilidade para reconhecer outros pontos de vista, ignorando frequentemente o conhecimento científico e fazendo recurso muitas vezes a opções meramente pessoais ou associadas à religião) foi um facto que levantou atritos absolutamente desnecessários e que jamais se poderiam aceitar ou tolerar por quem deveria ter tido essa obrigação, que infelizmente passou imune durante vários meses no Fórum MeteoPT.
Na medida do possível refutou-se toda e qualquer insinuação em que se tentou denegrir quem procurou única e exclusivamente a verdade científica.
Finalmente, tentou-se imputar publicamente, de forma escandalosa, enviusada e deplorável, que se estava mais interessado em continuar a alimentara confusão do que resolver o problema, quando pelo contrário e em numerosas vezes foi denunciado e chamada a atenção para o que se estava a passar.
Não compete ao autor do Blogue pronunciar julgamentos em causa própria mas fica o esclarecimento.

1 comentário:

ludbrioa disse...

Não temos por norma falar disso em público, mas como nestes casos há muita intriga em que só se partilham visões parciais, aqui vai,

Um caso interdito foi porque estava sempre a despedir-se do fórum, ler as regras, por ex. a 1.22, outro caso interdito foi porque o membro em vez de denunciar ao staff as repetidas mensagens privadas ameaçadoras que recebia de outro membro (e esse foi mesmo expulso) republicava-as no fórum (apesar das notificações que recebia para parar com isso), ou seja, estava mais interessado em continuar a alimentar a confusão do que resolver o problema. Outro foi expulso porque escreveu-nos um email surreal, das coisas mais estranhas que já lemos na vida. São coisas que obviamente não discutimos em público e a restante comunidade desconhece os pormenores.

Normalmente muito deste tipo de decisões são temporárias, já demos muitas vezes muitas oportunidades a muitos membros, porque ninguém gosta mesmo de andar a banir ou interditar quem quer que seja, toda a gente pode ter momentos maus em que se excede, eu próprio já me excedi por vezes.

Têm que compreender que o staff dum fórum que anda aqui num hobby a usar o seu pouco tempo livre não pode gastar 90% do tempo a vigiar confusões, ainda por cima em tópicos que nem tem nada a ver com o objectivo deste fórum, aonde a certa altura um tópico chegou a um nível de discussão abjecto.

Por isso só havia 2 caminhos, ou acabar simplesmente com determinados off-topic, ou por respeito a alguns membros (por contraponto aos que só cá andam apenas para isto e que pouco interesse tem para o fórum), começar com interdições temporárias ou definitivas. E é possível que alguém leve por tabela, mas tal como na vida real quando há uma zaragata feia na rua, a maioria das pessoas afastam-se prudentemente da confusão, há outras que vão a correr para o meio da mesma, levando por tabela.

As interdições foi a opção tomada em vez de apagamos definitivamente alguns tópicos do fórum, que é o que metade do staff já acha que se deveria ter feito antes. Eu por exemplo perdi agora meia hora do meu precioso tempo de volta desta mensagem, e eu não quero perder tempo com este tipo de coisas, são coisas que além do tempo perdido, stressam, incomodam, cansam, tiram o prazer a quem gere este espaço, portanto, é mais um passo rumo ao fecho de certos off-tópicos.