quarta-feira, 2 de novembro de 2016

5959. OLHÃO/TAVIRA: Tornado teve rajadas de vento de 150 km/h

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) calcula que a destruição, devido ao mau tempo, nos concelhos de Olhão e Tavira, no final do dia de 24 de Outubro, segunda-feira, foi causada por apenas um tornado, que percorreu uma distância de mais de 15 quilómetros. As rajadas de vento chegaram a atingir os 150 quilómetros por hora e até arrancaram grades das varandas de uma habitação.
O fenómeno meteorológico começou a fazer estragos por volta das 19h45 na cidade de Olhão, com a destruição do telhado do pavilhão municipal e estragos em vários veículos. Pouco depois das 20h00, o tornado chegou ao concelho de Tavira, onde atingiu as localidades de Porto Carvalhoso e Bengado. Aqui, arrancou mais de 100 árvores e causou danos em, pelo menos, duas habitações – uma delas ficou com as grades da varanda arrancadas.
De acordo com o IPMA, terá sido apenas um tornado a atingir os dois concelhos e terá viajado 15,5 quilómetros a uma velocidade de 45 km/h. As rajadas de vento chegaram a rondar os 150 km/h, ficando classificado como um tornado de classe F1, o segundo valor mais baixo na escala de Fujita. "Não estivemos no local, mas avaliámos as informações que recebemos e, numa análise com algumas reservas, chegámos a esta conclusão", referiu ao CM fonte do IPMA.
Um dos casos mais graves e recentes do género foi o tornado que atingiu Silves, a 16 de Novembro de 2012, que causou 13 feridos e destruiu várias edificações e automóveis. Foi classificado como um F3 na escala de Fujita, com rajadas de vento que atingiram os 295 km/h.
Tiago Griff
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem): Correioda Manhã

Sem comentários: