quinta-feira, 17 de novembro de 2016

5975. PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

Carta Sinóptica prevista para Domingo,
20 de Novembro de 2016_12h00
Fonte: MetOffice
============
O estado do tempo em Portugal Continental ficará condicionado, a partir da tarde de Sábado, pela aproximação e passagem de um sistema frontal associado a um centro de baixas pressões centrado a noroeste da Península Ibérica.
Assim, a partir de Sábado espera-se um aumento da nebulosidade, com passagem a períodos de céu muito nublado e ocorrência de precipitação, sobretudo no litoral oeste e estendendo-se às regiões do interior ao longo da tarde e noite de Sábado para Domingo. O vento soprará do quadrante sul, aumentando de intensidade e fazendo subir a temperatura do ar.
No Domingo ocorrerá a passagem da superfície frontal fria do sistema frontal, inicialmente afectando o noroeste e atravessando o território de Portugal Continental ao longo do dia, progredindo do litoral para o interior e de norte para sul. A passagem da superfície frontal fria dará lugar a períodos de chuva, por vezes moderados, acompanhados por vento moderado a forte, com rajadas muito fortes especialmente no litoral oeste e nas terras altas.
Após a passagem da superfície frontal fria, Portugal Continental passará a ficar sob o efeito de uma massa de ar pós-frontal de origem polar marítima, muito instável, que dará origem a aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas, especialmente nas regiões do norte e centro; o vendo rodará para o quadrante oeste e a temperatura do ar descerá de forma acentuada, pelo que a cota de neve baixará para os 800 metros de altitude ao final do dia nas regiões do norte e centro.
É previsível que a instabilidade se prolongue ao longo dos primeiros dias da próxima semana: tempo instável com provável precipitações no litoral oeste e muito frio nas regiões do interior.

Sem comentários: