terça-feira, 22 de novembro de 2016

5983. PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo severo para Quinta e Sexta-feira




Uma depressão (centro de baixas pressões) formada no Mediterrâneo Ocidental irá cruzar os Pirenéus e centrar-se no Golfo da Biscaia às 00h00 de Quinta-feira, com uma pressão atmosférica estimada de 995 hPa. Esta depressão encontra-se alimentada por um núcleo de ar frio em altitude que se desprendeu da circulação zonal da atmosfera e que, por sua vez, continuará a alimentar a depressão ao longo dos próximos dias desta semana.
Ao longo de Quinta-feira é esperado que a depressão faça um movimento retrógrado para oeste, até se centrar a sobre o noroeste da Península Ibérica por volta das 12h00. Será a partir da tarde de Quinta-feira que esta depressão começara a influenciar o estado do tempo no território de Portugal Continental, com o aumento da intensidade do vento que se tornará moderado a forte de oeste nas regiões do norte e centro, com rajadas muito fortes nas terras altas; simultaneamente ocorrerá um aumento da nebulosidade nas regiões do norte e centro, originando precipitação que se vai estendendo de norte para sul do território de Portugal Continental.
As precipitações tenderão a tornar-se moderadas a fortes no Minho e Douro Litoral para o final da tarde de Quinta-feira; haverá também condições para a queda de neve nas regiões montanhosas do interior norte e centro.
Esta depressão tenderá a centrar-se sobre o Minho/Douro Litoral às 00h00 de Sexta-feira; a partir do seu núcleo surgirão linhas de instabilidade que afectarão principalmente todo o litoral oeste de Portugal Continental; uma vez que estas linhas de instabilidade rodam sobre o centro da depressão em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, as maiores precipitações irão afectar particularmente o litoral norte e centro, onde previsivelmente se poderão acumular quantidades muito significativas de precipitação ao longo da noite de Quinta-feira para Sexta-feira.
Estas linhas de instabilidade acabarão por cruzar as regiões do centro e sul mais tarde, ao longo do final da madrugada e parte da manhã de Sexta-feira, altura em que as precipitações mais fortes passarão a registar-se no sul do território de Portugal Continental. Simultaneamente, a partir do final do final da madrugada de Sexta-feira, espera-se um notável desagravamento das condições de instabilidade nas regiões do norte do território de Portugal Continental.
É previsível que as condições meteorológicas adversas tenham tendência a dissipar-se a partir da tarde de Sexta-feira.
Esta previsão tem em linha de conta as cartas sinópticas do MetOffice, o mapa de previsão de precipitação do modelo Arpege do MeteoFrance, e as previsões descritivas do IPMA. Eventualmente a actualização dos modelos referidos implicará possíveis acertos das previsões, pelo que se aconselha o acompanhamento das previsões oficiais do IPMA.

Sem comentários: