segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

6089. Previsão de vento e agitação marítima forte para os Açores (01 a 02 de fevereiro de 2017)

Uma depressão frontal a noroeste do arquipélago, com deslocamento para leste, deverá desenvolver ventos com força de furacão e ondulação forte que se deverá propagar para a região do Arquipélago dos Açores, afectando principalmente as costas expostas a norte, noroeste e oeste das ilhas mais a norte (Corvo, Flores e Graciosa).
Esta situação afectará inicialmente as ilhas do Grupo Ocidental, especialmente entre as 05h de quarta-feira (dia 1 de Fevereiro) e as 18h de quinta-feira (dia 2 de Fevereiro), com ondas noroeste que poderão atingir 12 m de altura significativa e uma onda máxima de 21 m. O vento será de oeste muito forte (65-75 km/h) com rajadas até 110 km/h, entre as 11h e as 23h de quarta-feira.
Para o Grupo Central, o período mais crítico deverá ocorrer entre as 11h de quarta-feira e as 11h de quinta-feira, com ondas noroeste até 10 m de altura significativa e uma onda máxima de 19 m. O vento será de oeste muito forte (65-75 km/h) com rajadas até 100 km/h, entre as 14h e as 20h de quarta-feira.
Para as ilhas do Grupo Oriental, o período mais crítico deverá ocorrer entre as 20h de quarta-feira dia 1 e as 11h de quinta-feira, com ondas noroeste de 8 a 9 m de altura significativa.
Devido à incerteza inerente às previsões numéricas, a interpretação destes resultados deverá ser feita com cautela, sobretudo em situações extremas como esta. Assim, recomenda-se o acompanhamento dos avisos meteorológicos que serão emitidos de acordo com os critérios e com a antecedência acordada com as autoridades de Protecção Civil.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: