terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

6103. Cartas meteorológicas (ECMWF)


Estes mapas representam previsões da pressão atmosférica ao nível do mar (MSLP) e velocidade do vento aos 850 hPa (1500 metros de altitude aproximadamente), FIGURA 1, e a altura geopotencial aos 500hPa (5500 metros de altitude aproximadamente) e a temperatura a 850hPa (1500 metros de altitude aproximadamente), FIGURA 2, calculados a partir do modelo da previsão de alta resolução do ECMWF (HRES).
MSLP (Mean sea level pressure) – É a pressão atmosférica reduzida ao nível do mar. As linhas contínuas são isóbaras (a cada 5 hPa) que unem locais com igual valor de pressão atmosférica reduzida ao nível do mar. Estes mapas representam a distribuição da pressão atmosférica – áreas de altas e baixas pressões que estão associadas a diferentes estados de tempo. Normalmente os sistemas de baixa pressão (ciclones ou depressões) trazem tempo incerto, enquanto os sistemas de alta pressão (anticiclones) estão associados a tempo estável. No hemisfério norte, o ar gira no sentido anti-horário em torno dos centros de baixa pressão e no sentido horário em torno dos centros de alta pressão (o oposto se aplica no hemisfério sul). A velocidade do vento é aproximadamente proporcional à distância entre as isóbaras: as isóbaras mais juntas significam ventos fortes, e vice-versa.
Wind speed at the 850 hPa level (Velocidade do vento aos 850 hPa, ou seja, aos 1500 metros de altitude aproximadamente) – É representado em metros por segundo (m/s) usando manchas de cor. As manchas de cor começam em 15 m/s (a partir de 54 km/h). Assim, este mapa representa em destaque as áreas com ventos fortes aproximadamente a 1500 metros de altitude.
500hPa Geopotential Height (altura geopotencial dos 500 hPa) – A altura geopotencial da superfície de pressão de 500 hPa mostra aproximadamente até que ponto tem de subir na atmosfera até a pressão diminuir para os 500 hPa (ou seja, 500 milibares). Em média, este nível encontra-se a cerca de 5500 metros de altitude, e é muitas vezes utilizado como guia, porque os sistemas meteorológicos abaixo, perto da superfície da Terra, movimentam-se na mesma direcção que os ventos registados aos 500 hPa. Os valores utilizados expressam dezenas de metros (decâmetros), sendo representadas as linhas com 6 decâmetros de intervalo. Os contornos das linhas mostram efectivamente as principais ondas troposféricas que "controlam" o estado do tempo – baixos valores indicam depressões e ciclones na troposfera média, enquanto elevados valores indicam cristas e anticiclones.
850 hPa Temperature (Temperatura aos 850 hPa) – Os tons das cores indicam a temperatura no nível de 850 hPa em graus Célsius (ºC), em bandas de cores com intervalos de 4 ºC. Esta é a temperatura a 1500 metros aproximadamente acima do nível médio do mar. Neste nível, o ciclo diurno (diário) de temperatura é geralmente insignificante. Por conseguinte, a temperatura a 850 hPa pode ser utilizada para indicar zonas frontais (isto é, áreas de grande gradiente de temperatura, onde as isotérmicas estão mais empacotadas entre si), e naturalmente também para distinguir entre massas de ar quente e massas de ar frio. Às vezes a temperatura aos 850 hPa pode ser usada para avaliar aproximadamente a temperatura máxima ao nível do mar adicionando 10 a 15 ºC; para superfícies mais elevadas atribui-se uma temperatura interpolada. No entanto, existem situações em que este método não se aplica, particularmente no inverno.
* * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte das imagens: ECMWF

Sem comentários: