quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

6104. Análise sinóptica e tendência do estado do tempo


O estado do tempo em Portugal Continental será condicionado, a partir do final de quinta-feira, pela entrada de um núcleo de ar muito frio em altitude (temperatura entre os 32 ºC e os 34 ºC negativos aos 500 hPa, sensivelmente a 5400 metros de altitude), procedente de noroeste, representado na imagem a cores, ao que corresponde um centro de baixas pressões, ao nível do mar, centrado a oeste da Península Ibérica que enviará linhas de instabilidade sobre o território de Portugal Continental, progredindo do litoral para o interior, representado na figura a preto e branco.
A presença de ar muito frio em altitude irá contribuir para que a troposfera (camada da atmosfera em contacto com a superfície da terra, onde ocorrem os fenómenos meteorológicos) se torne muito instável, já que a grande diferença de temperatura entre a camada de ar em contacto com a superfície terrestre e a camada com 500 hPa (5400 metros de altitude) irá favorecer a ocorrência de movimentos verticais de ar; por sua vez, o ar ao subir arrefece e ficará saturado, levando à formação de nebulosidade e ocorrência de precipitação.
Assim, na noite de quinta-feira para sexta-feira haverá um aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, em regime de chuva ou aguaceiros, inicialmente no litoral oeste e progredindo posteriormente para as regiões do interior. A entrada do ar frio em altitude irá favorecer o desenvolvimento de nebulosidade convectiva e a possibilidade de ocorrência de trovoadas. Ocorrerá também queda de neve nas regiões montanhosas onde a temperatura superficial esteja mais baixa.

Sem comentários: