terça-feira, 21 de março de 2017

6165. Análise sinóptica e tendência do estado do tempo





O estado do tempo em Portugal Continental irá ficar condicionado, a partir de amanhã, pela aproximação de um centro de baixas pressões ao Golfo da Biscaia e a passagem de sucessivas linhas de instabilidade sobre o território do continente (Figura 1). A este centro de baixas pressões ao nível da superfície terrestre corresponde um núcleo de ar muito frio em altitude (500 hPa, sensivelmente aos 5500 metros de altitude), com temperaturas muito baixas, na ordem dos 35 graus célsius negativos; este embolsamento de ar frio descolou-se da circulação geral da atmosfera, baixando de latitude e isolando-se sobre a Península Ibérica (Figura 2). Em consequência deste embolsamento de ar frio sobre a Península, teremos um elevado gradiente térmico entre a superfície terrestre a as camadas superiores da troposfera (camada da atmosfera em contacto com a superfície terrestre e que atinge uma altitude acima dos 10 quilómetros à latitude de Portugal Continental), o que favorece os movimentos ascendentes das massas de ar e a formação de nebulosidade de desenvolvimento vertical (cumulonimbos), uma vez que o ar ascendente arrefece e atinge o ponto de saturação, obrigando o vapor de água a condensar-se e formar nuvens (Figura 3).
Assim, espera-se para amanhã um aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, estendendo-se do litoral para o interior (Figura 4), em forma de chuva passando a regime de aguaceiros, com possibilidade de trovoadas (Figura 5) e queda de granizo.
Com o deslocamento do núcleo de ar frio em altitude para uma posição geográfica sobre a Península Ibérica, a temperatura da camada de ar junto da superfície terrestre irá diminuindo e favorecerá a queda de neve em cotas que vão diminuindo progressivamente ao longo do dia.
Esta instabilidade prosseguirá ao longo de Quinta-feira, com tempo frio, períodos de céu muito e ocorrência de precipitação, associada a aguaceiros e trovoadas, especialmente nas regiões do norte e centro, e queda de granizo. Os aguaceiros serão em forma de neve nas regiões montanhosas do interior norte e centro.

Sem comentários: