quarta-feira, 26 de julho de 2017

6354.12 casas ardidas e cerca de 200 pessoas evacuadas em Mação



O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, anunciou esta terça-feira, 25 de Julho, ao final da tarde, que já arderam 12 casas, algumas de primeira habitação no concelho, onde desde ontem já foram evacuadas cerca de 200 pessoas. "Contam-se duas habitações permanentes ardidas na aldeia de Frei João, freguesia de Carvoeiro, além das restantes cinco já reportadas anteriormente e mais cinco agora em Envendos", disse o autarca, em declarações à agência Lusa.
"É uma situação inimaginável que não se previa que pudesse acontecer", descreveu Vasco Estrela, avançando que, em termos de danos materiais, os prejuízos continuam a aumentar a toda a hora. "Vamos ver como é que é possível tentar defender essas pessoas e localidades, tirando essas pessoas das aldeias para evitar que haja dramas humanos ou situações como a que se está a verificar em Envendos, onde já arderam hoje várias casas [algumas de primeira habitação]; ver concretamente o que aconteceu, para tentarmos perceber como é que podemos aliviar esse problema", afirmou, contabilizando um total de 10 mil hectares de área ardida desde domingo no concelho. "São estes levantamentos que terão de ser feitos agora à medida que o tempo for passando e que seja possível entrar nas localidades, falar com as pessoas e perceber em concreto os danos causados", explicou.
O fogo que lavra em Mação continua numa situação muito preocupante, com vento muito forte, aldeias em perigo e casas a arder, estando no local o Presidente da República e o secretário de Estado da Administração Interna no local. Marcelo Rebelo de Sousa, chegou cerca das 21h30 ao posto de comando da protecção civil em Mação, para se inteirar sobre a evolução do incêndio. Uma hora antes tinha chegado o secretário de Estado, Jorge Gomes, que já afirmou que o incêndio de Mação se tem desenvolvido "de uma forma anormal, a uma velocidade muito grande, que o sistema não conseguiu acompanhar".
* * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: