terça-feira, 16 de janeiro de 2018

6564. Ranking Meteorológico Europeu (ACUMULADO)



Relatório descritivo para as estações portuguesas

A análise dos quadros acima representados permite concluir que, relativamente às temperaturas máximas acumuladas diariamente ao longo do último ano (entre 1 de Janeiro de 2017 e 31 de Dezembro de 2017), destacaram-se em Portugal as estações meteorológicas da Horta/Faial, Lajes/Terceira, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e de Santa Maria, no Arquipélago dos Açores, de Viana do Castelo, Porto/Pedras Rubras, Ovar, Ovar Airport, Viseu, Penhas Douradas, Coimbra, Monte Real, Alverca do Ribatejo, Base Aérea de Sintra, Lisboa Airport, Montijo, Évora, Beja e Base Aérea de Beja, em Portugal Continental, e do Porto Santo e o Cristiano Ronaldo Intl. Airport, no Arquipélago da Madeira, que registaram uma acumulação superior aos valores normais, evidenciando temperaturas máximas acima do normal naquelas estações meteorológicas (ano tendencialmente mais quente que o normal). As estações meteorológicas de Portalegre, em Portugal Continental, e do Funchal, no Arquipélago da Madeira, registaram uma acumulação normal para o período em referência, tendo todas as restantes estações registado valores inferiores ao normal. As estações meteorológicas das Flores, Horta e do Corvo Airport, no Arquipélago dos Açores, e de Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Cabo Carvoeiro, Lisboa/Geofísico, Lisboa, Sines/Montes Chaos e Faro, em Portugal Continental, registaram uma acumulação inferior aos valores normais, evidenciando temperaturas máximas abaixo do normal naquelas estações meteorológicas (ano tendencialmente mais fresco que o normal).
Relativamente à situação verificada três meses atrás (30 de Setembro de 2017) constata-se as seguintes alterações: as estação meteorológica das Lajes/Terceira e Ponta Delgada e de Santa Maria, no Arquipélago dos Açores, e de Monte Real e Beja, em Portugal Continental, passaram de uma situação de valores inferiores ao normal para valores superiores ao normal (estações meteorológicas onde o último trimestre de 2017 foi excessivamente quente). As estações meteorológicas da Base Aérea de Beja, em Portugal Continental, e do Cristiano Ronaldo Intl. Airport, no Arquipélago da Madeira, passaram de uma situação de valores normais para uma situação de valores superiores ao normal (estações meteorológicas onde o último trimestre de 2017 foi ligeiramente mais quente que o normal). A estação meteorológica do Corvo Airport, no Arquipélago dos Açores, passou de uma situação de valores superiores ao normal para valores inferiores ao normal (estação meteorológica onde o último trimestre de 2017 foi excessivamente fresco). A situação nas restantes estações meteorológicas manteve-se inalterável no último trimestre de 2017.
No que se refere aos dados de precipitação máximas acumuladas diariamente para o mesmo período (entre 1 de Janeiro de 2017 e 31 de Dezembro de 2017), as estações meteorológicas de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, no Arquipélago dos Açores, de Viana do Castelo, Penhas Douradas, Beja e Sagres, em Portugal Continental, e do Crist. Ronaldo Intl. Airport, no Arquipélago da Madeira, registaram uma acumulação superior aos valores normais, evidenciando precipitações máximas diárias acima do normal naquelas estações meteorológicas (ano tendencialmente mais húmido que o normal). As estações meteorológicas das Flores, no Arquipélago dos Açores, e do Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, registaram uma acumulação normal para o período em referência, tendo todas as restantes estações registado valores inferiores ao normal: Horta, Lajes/Terceira, Santa Maria, no Arquipélago dos Açores, Porto/Pedras Rubras, Bragança, Vila Real, Viseu, Ovar, Coimbra, Monte Real, Cabo Carvoeiro, Castelo Branco, Lisboa/Geofísico, Lisboa, Montijo, Portalegre, Évora, Sines/Montes Chãos, Base Aérea de Beja e Faro, em Portugal Continental, e do Funchal, no Arquipélago da Madeira, tiveram um ano tendencialmente mais seco que o normal.
Relativamente à situação verificada três meses atrás (30 de Setembro de 2017) constata-se as seguintes alterações: as estações meteorológicas do Porto/Pedras Rubras, Ovar e de Monte Real, em Portugal Continental, passaram de uma situação de valores superiores ao normal para valores inferiores ao normal (estações meteorológicas onde o último trimestre de 2017 foi excessivamente seco). A estação meteorológica de Angra do Heroísmo, no Arquipélago dos Açores, passou de uma situação de valores inferiores ao normal para valores superiores ao normal (estação meteorológica onde o ultimo trimestre de 2017 foi excessivamente húmido). A estação meteorológica de Portalegre, em Portugal Continental, passou de uma situação de valores normais para valores inferiores ao normal (estação meteorológica onde o ultimo trimestre de 2017 foi ligeiramente seco). A situação nas restantes estações meteorológicas manteve-se inalterável no último trimestre de 2017.

Sem comentários: