terça-feira, 17 de julho de 2018

6794. Queda de granizo cobriu Serra da Estrela de branco no domingo

Uma tempestade com queda de granizo cobriu a Serra da Estrela de branco, por algumas horas no domingo. Imagens partilhadas nas redes sociais e em sites de meteorologia mostram os momentos, antes do gelo no solo derreter. Vânia Lopes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica que houve uma situação de queda de granizo ou saraiva (a designação utilizada depende to tamanho das bolas de gelo).
As imagens podem parecer insólitas, mas Vânia Lopes explica que se devem à situação de instabilidade que afecta Portugal, com o anticiclone dos Açores muito recuado em relação ao que é a sua posição normal, e por isso incapaz de funcionar como bloqueio à passagem de depressões e superfícies frontais. Assim, o território tem sido afectado por uma série de depressões, mas com as temperaturas mais elevadas deste altura do ano geram-se também condições de instabilidade.
Embora situações destas, que dão origem a chuvadas e trovoadas, sejam normais até nesta época do ano, o que não é tão normal é a frequência com que têm ocorrido este ano, explica Vânia Lopes. O mês de Junho, por exemplo, classificou-se como muito chuvoso em relação à precipitação e como normal em relação à temperatura do ar.
Patrícia Jesus
* * * * * * *
Fonte: DN

Sem comentários: