sábado, 21 de julho de 2018

6800. Suécia: extinção de fogos florestais poderá demorar semanas

As autoridades da Suécia anunciaram hoje que a extinção dos maiores fogos florestais em curso no país, que consumiram mais de 20.000 hectares nos últimos dias, poderá demorar semanas. O responsável da Agência de Protecção Civil sueca, Dan Eliasson, assegurou em conferência de imprensa que actualmente "os maiores fogos não podem ser extintos" e que os efectivos no terreno estão a tratar do perímetro dos incêndios.
Segundo Eliasson, o objectivo das operações de contenção é evitar a propagação dos fogos enquanto se espera por uma alteração das condições meteorológicas no país, que actualmente enfrenta temperaturas extremamente elevadas. "Os serviços de emergência estão a trabalhar para minimizar a propagação, enquanto esperamos que o tempo mude. Isto poderá demorar semanas", afirmou Eliasson, segundo o jornal Dagens Nyheter.
O incêndio de maiores dimensões já queimou cerca de 8.500 hectares do município de Ljusdal (no centro do país), segundo cálculos dos bombeiros citados por meios de comunicação locais, que expressam a dificuldade em conter as chamas apesar da ajuda internacional. Segundo a rádio pública sueca, "centenas de pessoas" foram obrigadas a abandonar as suas residências, por precaução, devido ao avanço das chamas nos pequenos municípios das províncias de Jämtland, Västerbotten, Gävleborg e Dalarna.
Situação "rara", admite primeiro-ministro sueco – O centro e o sul do país são os mais afectados, no entanto contam-se fogos em todo o território sueco. "A situação em que nos encontramos é rara", disse o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, durante uma visita a uma das regiões mais afectadas. No combate aos 50 incêndios florestais registados encontram-se todos os corpos de bombeiros disponíveis, incluindo os que estavam de férias, centenas de voluntários coordenados pela Cruz Vermelha e cerca de 500 soldados, auxiliados por dois helicópteros e por um avião de transporte.
A Suécia pediu na quinta-feira ajuda à União Europeia (UE), através do Mecanismo Europeu de Protecção Civil. A Noruega enviou 10 helicópteros e a Itália e França forneceram dois hidroaviões cada. A multiplicação dos incêndios em curso no país deve-se à vaga de calor pouco habitual, após semanas sem chuva, verificando-se em Upsalla, a 70 quilómetros a norte de Estocolmo, temperaturas recorde superiores a 33 graus. Este mês já se registaram três vezes mais incêndios na Suécia do que no mesmo período do ano passado.
* * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: