quinta-feira, 2 de agosto de 2018

6825. Protecção Civil engana-se e dá número da Glassdrive para alertar incêndios

Como o Pplware já tinha informado aqui,  a ANACOM tinha vindo a trabalhar com as operadoras, rádios e televisões para operacionalizar um sistema de alerta de incêndios. O sistema já está em funcionamento, mas num dos últimos alertas, a Protecção Civil enganou-se no número e enviou um alerta com o número da Glassdrive. A tecnologia hoje está mais simples, contudo necessita de ser afinada para que não aconteçam estes casos.
De acordo com o jornal Publico,  a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)  enviou nesta quinta-feira alertas de risco de incêndio por SMS à população que está nos distritos de Faro e Beja. No entanto, segundo informações, o número de telefone indicado pela Protecção Civil para mais esclarecimentos ou informações remetia para o número geral de uma empresa de reparação automóvel, a Glassdrive. O número é bastante idêntico e provavelmente gerou confusão. O número que deveria ser indicado é o 800 246 246 mas na mensagem o número indicado era o 808 246 246.
De acordo com o DN, que contactou a Glassdrive, a empresa confirmou que já tinha recebido inúmeras chamadas de pessoas a pedir esclarecimentos sobre a mensagem. Um pouco mais tarde quando se fazia a ligação era-se remetido para uma mensagem – “Não é possível completar a chamada” – e a ligação terminava. Entretanto a Protecção Civil reenviou um novo SMS com o número rectificado.
Em termos de tecnologias, estas são bem conhecidas e a Protecção Civil, para que as mensagens sejam enviadas aos destinatários correctos, conta com a colaboração das operadoras de telecomunicações móveis. Tal como refere o jornal, estas operadoras são quem remete a mensagem previamente elaborada pela ANPC para os assinantes ou utilizadores que se encontrem na área de risco em causa.
* * * * * * * * *
Fonte: Pplware

Sem comentários: