Como o Pplware
já tinha informado aqui, a ANACOM tinha vindo a trabalhar com as
operadoras, rádios e televisões para operacionalizar um sistema de alerta de
incêndios. O sistema já está em funcionamento, mas num dos últimos alertas,
a Protecção
Civil enganou-se no número e enviou um alerta com o número
da Glassdrive. A tecnologia hoje está mais simples, contudo necessita de
ser afinada para que não aconteçam estes casos.
De acordo com o
jornal Publico, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)
enviou nesta quinta-feira alertas de risco de incêndio por SMS à
população que está nos distritos de Faro e Beja. No entanto, segundo
informações, o número de telefone indicado pela Protecção Civil para mais
esclarecimentos ou informações remetia para o número geral de uma empresa de
reparação automóvel, a Glassdrive. O número é bastante idêntico e provavelmente
gerou confusão. O número que deveria ser indicado é o 800 246 246 mas na
mensagem o número indicado era o 808 246 246.
De acordo com o
DN, que contactou a Glassdrive, a empresa confirmou que já tinha recebido
inúmeras chamadas de pessoas a pedir esclarecimentos sobre a mensagem. Um pouco
mais tarde quando se fazia a ligação era-se remetido para uma mensagem – “Não é
possível completar a chamada” – e a ligação terminava. Entretanto a Protecção
Civil reenviou um novo SMS com o número rectificado.
Em termos de tecnologias, estas
são bem conhecidas e a Protecção Civil, para que as mensagens sejam enviadas
aos destinatários correctos, conta com a colaboração das operadoras de
telecomunicações móveis. Tal como refere o jornal, estas operadoras são quem remete
a mensagem previamente elaborada pela ANPC para os assinantes ou utilizadores
que se encontrem na área de risco em causa.
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Fonte: Pplware
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