sexta-feira, 12 de outubro de 2018

6925. Protecção Civil da Madeira faz recomendações à população

De acordo com os contactos estabelecidos entre o CROS e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nas próximas horas prevê-se a aproximação e passagem do furacão ‘Leslie’, a norte do arquipélago da Madeira. A posição mais próxima está prevista para o fim da manhã do dia 13 (sábado), a cerca de 250 km a norte da ilha da Madeira. Deste modo, o arquipélago da Madeira está sob vigilância, existindo uma probabilidade de 60 a 80% das ilhas da Madeira e de Porto Santo começarem a sofrer os efeitos da LESLIE a partir das 06 UTC do dia 13 (sábado), em termos de agitação marítima, vento e precipitação.
Na região da Madeira a altura significativa das ondas será da ordem de 4 a 5 m e altura máxima da ordem dos 8 a 10 m. Na costa sul, os máximos deverão ocorrer entre as 12 e as 18 UTC e na costa norte e Porto Santo entre as 12 UTC do dia 13 (sábado) e as 12 UTC do dia 14 (domingo).
Os máximos da intensidade do vento, de sudoeste, deverão ser registados na madrugada e manhã do dia 13 (sábado) com valores da ordem dos 80 a 90 km/h nas regiões costeiras e 100 a 120 km/h nas regiões montanhosas.
Nos dias 13 (sábado) e 14 (domingo) prevê-se a ocorrência de precipitação moderada ou aguaceiros pontualmente fortes, em especial nas regiões montanhosas.
Recomendações para Vento Forte
- Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.
- Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica.
- Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.
- Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
- Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito.
Recomendações para Chuva Forte
- Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.
- Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu concelho.
- Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações.
- Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.
- Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito.
Recomendações para Agitação Marítima
- Atendendo à forte ondulação, é de evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais, passeios marítimos, praias).
- Nas zonas em risco de erosão costeira, a população deverá tomar atenção à eventual afectação de edifícios (habitações, estabelecimentos comerciais, apoios de praia, etc.), localizados junto à costa ou próximo de praias.
O site do SRPC, IP RAM – www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira – mantém-se permanentemente actualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica.
* * * * * * * * * *
Fonte: dnotícias

Sem comentários: