domingo, 2 de dezembro de 2018

7019. ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES: Depressão ETIENNE

Uma depressão em fase de cavamento, com um sistema frontal associado, deverá agravar o estado do tempo nos açores já a partir da próxima madrugada (3 de Dezembro). Prevê-se que, a depressão, agora nomeada ETIENNE, às 15 TUC de segunda-feira (03 de Dezembro) se encontre centrada em 37.5N 34.2W, a uma distância de cerca de 330 km a sudoeste da ilha das Flores, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 996 hPa, com deslocamento para este-nordeste provocando um aumento significativo da intensidade do vento, da agitação marítima e precipitação FORTE, particularmente nas ilhas dos grupos Ocidental e Central.

É esperado, para o Grupo Ocidental, a partir das 09 TUC de segunda-feira (03 de Dezembro) vento Forte com rajadas que irão intensificando, podendo atingir os 120 km/h durante a tarde, ondas de sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os 7 metros de altura significativa.

Para o Grupo Central a partir da madrugada já teremos precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas, o vento com rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas poderão atingir os 9 metros de altura significativa.

O grupo Oriental será o que menos sentirá os efeitos da depressão ETIENNE, prevendo-se apenas a ocorrência de precipitação por vezes forte podendo ser acompanhada de trovoadas.

* * * * * * * *

Fonte: IPMA

Sem comentários: