sábado, 15 de novembro de 2025

Ovar e Santa Maria da Feira afetados pela tempestade

Os concelhos vizinhos de Ovar e Santa Maria da Feira também estão a ser afectados pela depressão Cláudia. Em Ovar, oito pessoas tiveram de ser retiradas de casa por causa da subida da água do Rio Cáster e da Ribeira da Graça, segundo explicou à Antena 1 o Comandante Sub-Regional da Protecção Civil da Região de Aveiro. Ao todo, nesta região, houve mais de 70 ocorrências entre a meia-noite e as 10h45.
Já em Santa Maria da Feira, há inundações em várias partes do concelho, como São João de Ver, São Paio de Oleiros e Lourosa. Mas os principais estragos foram na cidade de Santa Maria da Feira. O presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, diz à rádio pública que várias lojas do centro histórico foram afectadas, já com as autoridades no local, antevendo que possam reabrir no final do dia.
Houve também uma derrocada parcial na EN109, na fronteira entre Feira e Espinho, estando cortado o acesso.
Na Área Metropolitana do Porto, foram cerca de 170 ocorrências assinaladas durante a noite e até às 12h. Santa Maria da Feira e Vila do Conde, no Porto, são os locais mais afectados, apontou o comandante sub-regional da Protecção Civil da Região.
Caves de habitações inundadas em Vila do Conde - A RTP falou com o vice-presidente da Junta de Freguesia de Modivas (Vila do Conde), onde inundações causadas pela depressão Cláudia atingiram dez casas, cujas caves ficaram, nalguns casos, totalmente inundadas. “Tivemos um fenómeno extremo fruto desta tempestade entre as 3h00 e as 6h30. Choveu torrencialmente, ao ponto de a ribeira da Laje ter atingido níveis nunca antes vistos. Galgou tudo o que era margens, passou por cima de uma ponte”, explicou Paulo Costa.
* * * * * * * * * * * *
Fonte: RTP Notícias

Sem comentários: