Um tornado atingiu o sul do país neste sábado de manhã, provocando um morto e pelo menos quatro feridos ligeiros no parque de campismo de Albufeira, no Algarve. O mau tempo também provocou estragos e feridos no Éden Resort, na mesma cidade. De acordo com dados apurados pela CNN Portugal, a passagem do tornado pelo hotel provocou pelo menos 30 feridos, entre hóspedes e funcionários, incluindo um ferido grave.
Do total, 20 vítimas foram transportadas para o centro de saúde de Albufeira e as restantes foram assistidas pelas equipas de emergência pré-hospitalar. O ferido grave foi transportado para o Hospital de Faro, não se conhecendo o seu estado de saúde para já. A vítima mortal é uma mulher de 68 anos de nacionalidade britânica. Inicialmente, houve uma troca dos dados da vítima mortal com os da vítima em estado grave, um homem de 80 anos de nacionalidade ainda desconhecida.
De acordo com informações apuradas pela CNN Portugal, a vítima estava dentro de um bungalow e teve de ser retirada dos escombros. Foram realizadas manobras de reanimação pelas equipas médicas, mas o óbito acabou por ser declarado no local pelo médico da VMER de Albufeira.
O tornado destruiu vários bungalows, carros e autocaravanas no parque de campismo.
Há 64 operacionais destacados para as duas operações em Albufeira, apoiados por 24 veículos. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu ao incidente, lamentando a morte do idoso em Albufeira e manifestando a sua solidariedade aos familiares da vítima. Em comunicado divulgado no site da presidência, Marcelo endereça ainda "votos de rápidas melhoras aos cidadãos feridos".
Em declarações à Lusa, fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que as imagens de radar indicam que a probabilidade de ter sido um tornado é muito grande, também pelos danos, mas que a situação ainda vai ser avaliada. A situação ocorreu por volta das 11:00 e, segundo a meteorologista Paula Leitão, até às 15:00 as condições atmosféricas no Algarve vão manter-se propícias “a haver mais fenómenos deste género, embora não quer dizer que cheguem a terra”.
De acordo com a responsável, há ainda “muita actividade sobre o mar”, tratando-se de fenómenos que acontecem ocasionalmente, e de forma inesperada, não sendo possível prever quando e onde podem ocorrer. Na sexta-feira, a zona de Faro foi afectada por um fenómeno de vento que causa rajadas muito intensas e localizadas, provocando a queda de árvores e de estruturas.
Faro, Setúbal e Beja continuam hoje sob aviso laranja, pelo menos até às 15:00, por chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, indica o IPMA na sua página de Internet.
Tiago Lima
* * * * * * * * * * * *
Fonte: CNN Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário