Devido às condições meteorológicas decorrentes da passagem da depressão 'Emília' pela Madeira foram cancelados vários voos oriundos do Reino Unido, o que afectou vários emigrantes que programaram as suas férias para passar o Natal na Região junto das suas famílias. Nos vários aeroportos do Reino Unido estão retidos algumas centenas de emigrantes madeirenses à espera que o tempo melhore para poderem descolar com destino à Madeira.
No aeroporto de Gatwick estima-se que estejam retidos mais de quatro centenas de emigrantes madeirenses, uma grande parte vindos das Ilhas do Canal, apurou o DIÁRIO junto da comunidade. Um dos exemplos é de Marco Fernandes, emigrante em Jersey que já está a viajar desde da passada quinta-feira e ficou retido no aeroporto de Gatwick. Ontem começou o voo na companhia aérea British Airways até à Madeira. Relata que chegou a fazer 2h30 de voo e a certa altura o piloto informou os passageiros que devido às condições climatéricas na Madeira o aparelho teria de fazer inversão de marcha e regressar ao aeroporto de Gatwick. E assim aconteceu. Nesse voo viajaram cerca de 220 passageiros, a grande maioria composta por emigrantes madeirenses.
Marco Fernandes explicou que hoje, sábado, tinha voo marcado para o Funchal às 12h10. Contudo, não houve melhorias e voltou a ver o seu voo novamente cancelado. A depressão Emília não tem dado tréguas. O emigrante explicou que tenciona passar o Natal junto da família durante três semanas. Para já, tem um novo voo marcado para amanhã (domingo) às 10h10 a partir do aeroporto Londres-Gatwick para a Madeira.
Este caso não é o único, há vários emigrantes que residem em Jersey nesta situação e que só chegarão à Madeira nos próximos dias, uns amanhã, outros segunda-feira e ainda outros na próxima terça-feira. Alguns emigrantes que o DIÁRIO contactou disseram que para chegarem à Madeira vão ter viajar para o aeroporto do Porto e outros para aeroporto de Lisboa e ainda há uma família que vai viajar esta tarde do aeroporto Londres para o Porto, do aeroporto do Porto para o aeroporto de Lisboa e só próxima segunda-feira estão previstas as respectivas chegadas à Região.
Ontem e hoje no aeroporto de Gatwick foram cancelados os voos das companhias Easyjet e da British Airways.
O último balanço realizado pelo DIÁRIO nesta manhã de sábado dá conta que dos 136 voos, entre chegadas e partidas, programados para hoje no Aeroporto da Madeira, 105 estão já dados como cancelados: 53 chegadas e 52 partidas. No total, entre sexta-feira e este sábado, são já 185 os voos cancelados no Aeroporto da Madeira devido aos efeitos da depressão Emília, marcada por vento muito forte, com rajadas que ultrapassaram os 100 km/h.
Eugénio Perregil
* * * * * * * * * *
Fonte: dnotícias
Sem comentários:
Enviar um comentário