sábado, 13 de dezembro de 2025

Mau tempo obriga ao encerramento de estradas na Madeira

O mau tempo que afecta a Madeira obrigou, este sábado, ao encerramento de várias estradas, cais, zonas balneares e acessos pedonais em diferentes concelhos da ilha, por razões de segurança.

No concelho de Porto Moniz, encontram-se encerrados o Porto e Cais do Seixal, os acessos pedonais da Frente Mar, o Cais do Porto Moniz, a Rua do Figueiral e a Estrada Regional 101, no troço entre a Ponta do Pargo e as Portas da Vila.

Em Machico, estão interditos o Cais de Machico, o Cais do Porto da Cruz, a promenade e a Praia da Alagoa, a ER 207 junto ao campo de golfe, a ER 102 no Caminho da Portela, bem como o Caminho da Cova do Castanheiro, o Caminho do Margaçal e o Impasse do Arrebentão.

No concelho de Câmara de Lobos, o Cais de Câmara de Lobos permanece encerrado, situação que se repete em Santa Cruz, onde estão interditos o Cais de Boaventura e o Cais de Santa Cruz.

Na Calheta, o mau tempo levou ao encerramento do Cais do Paul do Mar, da Estrada do Rochão entre o Bar do Rochão e a ER 105, no Paúl da Serra, do Cais da Ribeira das Galinhas, do Jardim do Mar, da promenade da Vila da Calheta, do Caminho do Pinheiro no Arco da Calheta e de vários troços da ER 222, nomeadamente na Zona das Florenças, entre a Raposeira e a Maloeira, e no Estreito da Calheta.

Na Ribeira Brava, encontra-se encerrado o respectivo cais. Já em São Vicente, estão interditos os troços da ER 228 entre o Alto da Encumeada e o Chão dos Louros e da ER 211 entre a Boaventura e o Arco de São Jorge.

No concelho da Ponta do Sol, estão encerrados o Cais da Ponta do Sol e o Cais da Madalena do Mar. Em Santana, registam-se constrangimentos no Porto do Cais da Fajã do Mar, na Praia da Ribeira do Faial, na foz da Ribeira de São Jorge, no Cais de São Jorge, no Caminho da Furna, na zona do Porto do Arco de São Jorge e na ER 218, entre o Pico das Pedras e a Achada do Teixeira.

No Funchal, permanecem encerradas a Praia Formosa, os complexos balneares da Frente Mar, a área do Gorgulho, a zona balnear de São Tiago, o Cais do Carvão, a Estrada Florestal da Eira do Serrado, a Estrada Municipal do Chão da Lagoa, no Parque Ecológico do Funchal, e a ER 202, no troço entre o Poço da Neve e o Pico do Areeiro.

As autoridades apelam à população para que evite deslocações desnecessárias, respeite a sinalização existente e acompanhe as actualizações oficiais enquanto se mantiverem as condições meteorológicas adversas.

* * * * * * * * * * * *

Fonte: RTP Madeira

 

Sem comentários: