segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

84. Noções de Meteorologia - A água na atmosfera (XVI) / Conclusão

O nevoeiro (Parte II)
* * *
O nevoeiro por radiação forma-se sobre terra firme, quando a superfície terrestre arrefece durante o período nocturno, principalmente durante as noites de céu limpo e serenas, ao não existirem nuvens que actuem como capa isolante.
Quando a terra perde parte do seu calor por radiação, sofre um rápido arrefecimento, acontecendo o mesmo com as camadas inferiores de ar atmosférico em contacto com o solo. Desta forma, se não sopra vento, a camada de ar em contacto com o solo fica encurralada entre a superfície terrestre e a camada de ar mais quente que se encontra por cima e que a impede de subir. Caso a camada de ar encurralada tiver uma quantidade de vapor de água suficiente, forma-se nevoeiro. Com a formação do nevoeiro, ocorre uma inversão térmica, isto é, a temperatura aumenta até determinada altitude, a partir da qual desce normalmente. Assim, os nevoeiros por radiação formam-se sempre por debaixo da altitude onde ocorre a inversão térmica.
Um factor essencial para que se forme nevoeiro por radiação consiste em que as massas de ar têm de estar estancadas, praticamente sem movimentos, pois uma ligeira brisa ou um vento mesmo muito débil é suficiente para dissipar a camada de ar que se encontre encurralada, fazendo com que o ar mais frio se misture com o ar mais quente que se encontra por cima.
Quanto aos nevoeiros que ocorrem em áreas montanhosas, trata-se quase sempre de uma nuvem baixa que se encontra em contacto com a superfície montanhosa. Nalgumas situações, este tipo de nevoeiro também pode ocorrer ao longo das vertentes das serras expostas aos oceanos, quando o ar quente e húmido procede do mar.
Textos traduzidos e adaptados a partir de Meteored.com

Sem comentários: