domingo, 22 de janeiro de 2006

97. Alterações climáticas em debate no Alentejo

“As alterações climáticas e a gestão dos recursos hídricos no Alentejo” são temas a debater em conferência, em Fevereiro, em Évora e em Alqueva.
A generalidade das previsões e cenários apontam para um futuro com temperaturas mais elevadas e menos água com a bacia do Mediterrâneo a ser das regiões mais atingidas pelas alterações climáticas. Que impactos poderá ter uma tal evolução numa região como o Alentejo?, é a questão central da conferência "As alterações climáticas e a gestão dos recursos hídricos no Alentejo".
"Impactos previsíveis das alterações climáticas no Alentejo e a questão dos recursos hídricos", abre o plenário temático do dia 17, com início às 10 horas. João Corte Real, professor do Centro de Geofísica de Évora, Vítor Louro, presidente da Comissão de Coordenação do Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação, e Canudo Sena, coordenador distrital da Protecção Civil de Beja são os conferencistas. Às 11 e 30 horas tem lugar o segundo tema da conferência: "Conteúdos principais e balanço da articulação entre os principais instrumentos de gestão dos recursos hídricos – sugestões de medidas a adoptar", por um conferencista do Instituto da Água e pelo engenheiro João Bau. Depois de almoço, por volta das 15 horas, Manuel Camacho, da Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente, e Coelho de Carvalho, da Águas de Portugal, são os conferencistas convidados a debater o tema do "Abastecimento de água à população no Alentejo – situação presente e perspectivas futuras". O último tema da conferência versa as "Disponibilidades e utilização da água na produção agro-alimentar, energética e no turismo, no Alentejo", e sobre ele foram convidados a conferenciar Isaurindo Oliveira, do Centro Operacional e de Tecnologia de Regadio, João Andrade Santos, presidente da Associação das Regiões de Turismo do Alentejo, e ainda a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva – EDIA.
O segundo dia da conferência é preenchido, precisamente, com uma visita a Alqueva, com partida marcada para as 10 horas, na EDIA.
São entidades promotoras da conferência, que tem sessão de abertura marcada para as 9 horas do dia 17, no auditório da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em Évora, a Casa do Alentejo, a Revista Alentejo, a Associação de Municípios do Distrito de Évora, a Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, a CCDRA, o Centro de Geofísica de Évora, a fundação Alentejo-Terra Mãe, a Ruralentejo, o Centro de Documentação e Arquivo da Reforma Agrária e a Associação das Regiões de Turismo do Alentejo.
Fonte: Alandro al

Sem comentários: