segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

98. Noções de Meteorologia - Conceitos teóricos fundamentais de meteorologia sinóptica (II)

Relação entre a carta sinóptica de superfície e a circulação geral da atmosfera em altitude
* * *
(A - Carta Sinóptica de Superfície)
prevista para 24 de Janeiro de 2006

(B - Circulação Geral da Atmosfera aos 500 hPa)

previsto para 24 de Janeiro de 2006

Fonte: http://www.ecmwf.int/

Se compararmos um mapa da circulação geral da atmosfera em altitude (por exemplo, a carta de 500 hPa) com a carta sinóptica à superfície, pode-se verificar que, à nossa latitude:
-os centros de baixa pressão em superfície (ou depressões) localizam-se à direita da extremidade dos vales depressionários que aparecem nos mapas da circulação geral da atmosfera em altitude (onde as isoípsas têm o seu ponto de inflexão), deslocando-se para oriente até a uma velocidade que pode atingir os 60 % da velocidade do vento a 500 hPa. Nos centros de baixa pressão, no Hemisfério Norte, o rumo do vento tem o sentido oposto ao de um ponteiro de um relógio.
-os centros de alta pressão à superfície (ou anticiclones) localizam-se à direita da extremidade das cunhas ou cristas de altas pressões que aparecem nos mapas da circulação geral da atmosfera em altitude, deslocando-se também, na nossa latitude, para o lado oriental. Nos centros de alta pressão, no Hemisfério Norte, o rumo do vento tem o mesmo sentido que um ponteiro de um relógio.

Sem comentários: