terça-feira, 24 de janeiro de 2006

99. Instabilidade de Sul para Norte

Carta Sinóptica de Superfície prevista para 25 de Janeiro de 2006
As condições meteorológicas no Continente iniciam hoje uma mudança significativa, traduzindo-se no aumento da nebulosidade sobre por nuvens altas. O anticiclone que tem condicionado o estado do tempo em Portugal Continental nos últimos dias vai estender-se em crista, a partir de hoje, até à latitude das Ilhas Britânicas, o que passará a provocar uma situação de bloqueio que, como consequência, fará deslocar uma depressão atlântica para latitudes mais baixas que o habitual. Esta depressão, associada à entrada de ar frio em altitude, vai aproximar-se à Península Ibérica, pelo Sudoeste.
Assim, já hoje haverá um aumento da nebulosidade no Continente e, para amanhã, a depressão atlântica afectará directamente o território de Portugal Continental, provocando precipitações que serão generalizadas nas regiões do sul, sendo mais escassas quanto mais para norte. O vento marcará presença, com rajadas que podem vir a alcançar os 100 quilómetros por hora em alguns locais do centro e do sul do continente Estas condições de tempo deverão manter-se também na Quinta-feira.
As condições de instabilidade e de precipitações por vezes fortes irão manter-se para Sexta-feira nas regiões do sul do continente, enquanto que nas regiões do norte haverá uma tendência para a diminuição das condições de instabilidade.
Resumindo, as regiões do sul do continente serão as mais afectadas, ao longo dos próximos dias, em termos de instabilidade e de precipitação.

Sem comentários: