CHUVAS NO ALGARVE ISOLAM LUGAR COM 100 HABITANTES
* * *
* * *
A chuva intensa que caiu hoje de madrugada no Algarve isolou a localidade de Foz de Ribeiro (Messines) e provocou 24 pedidos de ajuda por inundações noutras zonas da região, mas não há feridos a registar, disse fonte oficial. Segundo fonte do Centro Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Faro foram registados 24 pedidos de auxílio provocados pelas inundações, mas até ao momento "não há registo de feridos".
A localidade de Foz do Ribeiro (São Bartolomeu de Messines), um lugar com cerca de 100 habitantes, está isolada pelas águas que caíram esta noite e que fizeram galgar as águas da ribeira, contudo os serviços de protecção civil estão no terreno a limpar a água e a situação está controlada, garantiu à Lusa fonte do CDOS. Um casal de idosos acamados que vive numa casa junto da Ribeira de Odelouca, entre a divisão de São Marcos da Serra e São Barnabé, está também a ser ajudado pela família e protecção civil, visto que as chuvas isolaram a habitação. A situação está, contudo, controlada e os dois idosos não vão ser retirados do local, adiantou fonte do CDOS.
No concelho de Albufeira, zona onde foi accionado o alerta amarelo, os bombeiros registaram 17 ocorrências ligadas ao mau tempo associado à maré-alta, nomeadamente inundações em casas e estradas, mas segundo o CDOS as situações "estão controladas".Em Almancil, concelho de Loulé, há o registo de uma garagem inundada e na estrada de Messines para Paderne, nos dois sentidos, as terras desabaram com a chuva e o trânsito não se está a realizar, mas está a proceder-se à limpeza da estrada, avisaram os bombeiros.
Neste momento foram accionados todos os serviços de protecção civil e forças de segurança necessários para tomar conta das 24 ocorrências relacionadas com a intempérie desta noite, que apenas provocou danos materiais.
* * *
CIRCULAÇÃO FERROVIÁRIA NA LINHA DO NORTE
RETOMADA AO FINAL DA TARDE
* * *
RETOMADA AO FINAL DA TARDE
* * *
A circulação ferroviária na Linha do Norte, entre Fátima e Caxarias, que está interrompida desde a tarde de sábado devido a uma inundação, só deverá ser retomada ao final da tarde, disse hoje à Lusa fonte da Refer.
"Tínhamos previsto que a situação estivesse resolvida hoje de manhã, mas, depois de escoada a água que inundou o túnel de Caxarias, verificou-se que a linha estava descalça, ou seja, sem balastros (pedras que cobrem a linha)", contou à Lusa o porta-voz da Refer, Rui Reis. De acordo com Rui Reis, os balastreiros (comboios de mercadorias que transportam as pedras) já estão no local e os trabalhos de colocação dos balastros na linha já começaram. Além de se ter detectado que as pedras tinham sido levadas pela água, verificou-se também que havia um buraco à boca do túnel do lado de Caxarias", disse.
Por causa desta situação, precisou Rui Reis, a circulação ferroviária naquela zona só deverá ser retomada "lá para o meio ou final da tarde". mesma fonte avançou que a CP está a proceder ao transbordo de passageiros no troço "Entroncamento/Pombal".
As fortes chuvas que se registaram sábado a partir das 13:00 no distrito de Santarém provocaram inundações em vários concelhos, bem como cortes de estradas. Na cidade de Tomar, entre 100 a 150 pessoas ficaram desalojadas devido às cheias.
Agência LUSA 2006-11-05 09:06:07
* * *
INUNDAÇÕES PROVOCARAM CINCO
DESALOJADOS EM ALCANENA
* * *
DESALOJADOS EM ALCANENA
* * *
O mau tempo provocou esta tarde inundações em Ourém, Tomar e Alcanena, onde cinco pessoas ficaram deslocadas, disse à agência Lusa o coordenador distrital do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil de Santarém. Segundo Joaquim Chambel, existem neste momento "cinco deslocados em Alcanena", cujas condições de segurança das habitações estão a ser analisadas pelas autoridades competentes.
O responsável adiantou que continuam cortadas ao trânsito as duas estradas que ligam Tomar a Ourém, uma por Vale dos Ovos (Estação de Fátima) e outra por Agrual". "Estas são as vias que estão a provocar maiores problemas de circulação, por serem as de maior importância", sublinhou Joaquim Chambel, acrescentando que "os meios no terreno trabalham para o retorno à normalidade".
O coordenador distrital do SNBPC de Santarém adiantou ainda que, na cidade de Tomar, os meios de protecção civil estão preparados para o extravasamento do leito do Rio Nabão.
A circulação ferroviária na Linha do Norte, entre Entroncamento e Coimbra, também continua interrompida desde as 15:44 horas, devido a uma inundação no túnel de Caxarias, disse à agência Lusa fonte da CP. Neste momento, autocarros asseguram o transporte alternativo dos passageiros, adiantou a mesma fonte, que desconhece a hora prevista para o restabelecimento da circulação.
Agência LUSA 2006-11-04 19:51:00
Sem comentários:
Enviar um comentário