segunda-feira, 20 de março de 2023

8950. Estações do ano 2023 em Portugal

Em 2023, as estações do ano em Portugal começam nas seguintes datas e horários:

  • Primavera começa no dia 20 de Março (segunda-feira), às 21h24;
  • Verão começa no dia 21 de Junho (quarta-feira), às 14h58;
  • Outono começa no dia 23 de Setembro (sábado), às 06h50;
  • Inverno começa no dia 22 de Dezembro (sexta-feira), às 03h27.

Primavera

A primavera começa em 20 ou 21 de Março e acaba em 20 ou 21 de Junho. Trata-se da estação mais colorida do ano em virtude do desabrochar das flores. Os dias são secos e ensolarados e é a altura em que a temperatura começa a aumentar. Essa estação também é marcada com a entrada do horário de verão no último domingo de Março.

Verão

O verão começa em 20 ou 21 de Junho e acaba em 22 ou 23 de Setembro. A estação é marcada por altas temperaturas, dias ensolarados e quase nenhuma ocorrência de chuva. O primeiro dia do verão é o dia mais longo do ano, ou seja, é o dia em que a luz solar dura mais tempo.

Outono

O Outono começa em 22 ou 23 de Setembro e acaba em 21 ou 22 de Dezembro. No início da estação, ainda se sente algum calor, mas com o passar dos dias, tornam-se cada vez mais fresco, além do que a ocorrência das chuvas começa a surgir. Com o Outono, chega ao fim o horário do verão, o que tem lugar no último domingo de Outubro.

Inverno

O Inverno começa em 21 ou 22 de Dezembro e acaba em 20 ou 21 de Março. As temperaturas baixas, bem como as chuvas e os dias pequenos assinalam a chegada da estação mais fria do ano. Enquanto o primeiro dia do verão é o dia mais longo do ano, o primeiro dia do Inverno é o mais curto.

Como ocorrem as estações do ano

As estações do ano mudam a cada três meses e acontecem em decorrência da inclinação da Terra e do seu movimento em torno do Sol, que é chamada de translação, e tem a duração de 1 ano. Por isso, as estações do ano ocorrem de modo oposto no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul da Terra. Isso significa que quando é verão na Europa (Hemisfério Norte) é Inverno no Brasil, por exemplo, que fica no Hemisfério Sul.

As estações do ano são alterações climáticas que atingem directamente os seres vivos e a natureza. O início das estações é marcado pelos solstícios e equinócios. Cada um deles acontece duas vezes ao ano:

  • Solstícios: marcam o início do verão e do Inverno.
  • Equinócios: marcam o início do Outono e da primavera.

* * * * * * * * * * * * *

Fonte: CALENDARR


Sem comentários: