O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. associa-se à celebração do Dia Meteorológico Mundial, a 23 de Março, data que assinala a entrada em vigor da Convenção constitutiva da Organização Meteorológica Mundial (OMM/WMO), em 1950.
Esta data recorda anualmente a importância dos serviços meteorológicos nacionais para a salvaguarda de vidas e bens, especialmente num cenário de alterações climáticas. Como refere o Secretário-Geral da OMM, Petteri Taalas, a meteorologia não conhece fronteiras e os serviços actuam em rede para potenciar o conhecimento do planeta e dos factores meteorológicos, do clima e hidrológicos de modo a promover a segurança e a resiliência das populações.
Como o líder da OMM aponta os desafios que se colocam à sociedade e aos serviços meteorológicos, climatológicos e hidrológicos são elevadíssimos: aumento da quantidade e severidade de episódios meteorológicos extremos, desafios na gestão da água devido a inundações e à seca, derretimento dos calotes polares, a subida do nível do mar, a emissão de gases com efeito de estufa que estão em valores máximos e o consequente aquecimento global ou a acidificação dos oceanos, são alguns dos exemplos.
Para tal é necessário os Estados cooperarem, como há 60 anos fizeram quando se iniciou a era dos satélites. São necessários sistemas de informação global a nível meteorológico, hidrológico e climatológico, com dados abertos a todos.
· Fórum online
Fórum online aberto a todos os interessados, gratuito e informal de conversa e esclarecimento sobre temas relacionados com Meteorologia e Clima.
Destinatários: Todos os interessados nos temas
Acesso: Online de acesso livre mediante registo:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94196163187
Data: 23 de Março, 14h – 15h30
* * * * * * * *
* * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem): IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário