segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

830. Sismo sentido em várias zonas de Portugal


O ponto vermelho indica o local do epicentro do sismo
(Imagem: Instituto de Meteorologia)
* * *
Um sismo de grau 6 na escala aberta de Richter (máximo 9) foi sentido hoje de manhã em Portugal continental, sem notícia até agora de vítimas ou estragos, disseram fontes dos bombeiros e da protecção civil.
O abalo registou-se às 10:36, com epicentro a 160 quilómetros para sudoeste do cabo de S. Vicente, Algarve, e foi pelo sentido pelo menos nos distritos de Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Évora e Faro. Contactada pela agência Lusa, uma fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa adiantou que não receberam nenhum pedido de ajuda, mas apenas telefonemas para saberem se tinham notícia do sismo.
Uma fonte da Protecção Civil de Faro adiantou à Lusa que o sismo foi sentido em todo o Algarve, mas não houve registos de vítimas.
Sismo sentido em Espanha - O sismo foi ainda sentido com uma magnitude de 4 na escala aberta de Richter na Andaluzia (Espanha), chegando mesmo a sentir-se em edifícios mais elevados de Madrid. Fontes do Instituto Geográfico Nacional (IGN) em Madrid referiram que o epicentro do sismo se registou a uma latitude de 35.8 graus norte e uma longitude de 10.6 oeste.
As mesmas fontes referiram que não se registava um abalo tão forte na Andaluzia há mais de 10 anos. Segundo a Rede de Alerta Sismológica, o sismo "sentiu-se amplamente em toda a Andaluzia bem como nas zonas de Guadalajara, Toledo, Albacete, Ciudad Real e Madrid.
Em Sevilha, centenas de trabalhadores abandonaram, por iniciativa própria, os locais de trabalho, vários edifícios oficiais e residências privadas. Fontes dos bombeiros de Sevilha referem que os números de emergência ficaram saturados com telefonemas mas que, para já, não há registos de danos materiais ou vítimas. O sismo levou, no entanto, à evacuação de edifícios como a Torre Triana, o maior imóvel administrativo da Junta de Andaluzia, do Serviço Andaluz de Saúde e de vários outros edifícios no centro de Sevilha.
Em Huelva centenas de pessoas também saíram à rua devido ao abalo sísmico.
* * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Agência
Lusa

Sem comentários: