As temperaturas vão subir hoje até aos 39 graus célsius no distrito de Évora o que levou o Instituto de Meteorologia a avançar com o aviso Laranja para aquela região, o terceiro numa escala que vai até quatro. Outros nove distritos de Portugal continental foram colocados sobre aviso Amarelo igualmente devido às temperaturas elevadas.
copyright © Instituto de Meteorologia
Com as temperaturas a chegarem bem perto dos 40 graus célsius o Instituto de Meteorologia avançou para o distrito de Évora com aviso Laranja, enquanto outros nove distritos de Portugal continental, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal e Beja, estão sob aviso Amarelo. Para hoje as previsões quanto a temperaturas máximas ultrapassam em quase todas as estações os 30 graus célsius como são exemplo a Guarda (30 ºC), Lisboa e Faro (31 ºC), Bragança (32 ºC), Braga (33 ºC), Santarém (34 ºC), Portalegre (35 ºC), Castelo Branco (37 ºC) e Beja (39 ºC).
A radiação UV prevista para hoje situa-se entre o Muito Alta e Extrema, designadamente na Grande Lisboa, Beira Interior e Madeira, locais onde é desaconselhada a exposição ao Sol. Segundo informação da Direcção Geral de Saúde a exposição a esta radiação do sol pode "conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, com graves repercussões na saúde, nomeadamente ao nível da pele, olhos e sistema imunitário".
"Os efeitos crónicos incluem dois problemas principais: cancro de pele e cataratas", adianta a Direcção Geral de Saúde no seu site, onde é ainda aconselhado a redução da exposição à radiação para prevenir os problemas de pele, olhos e sistema imunitário.
Com as temperaturas a ultrapassarem os 30 graus em quase todo o território nacional surge o risco de incêndio que é hoje "Muito Elevado" em determinados concelhos dos distritos de Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro. Recorde-se que a classe de risco de incêndio varia entre "Reduzido" e "Máximo".
* * * * * * * * * Fonte: RTP
Sem comentários:
Enviar um comentário