quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

2300. Bush anuncia criação no Pacífico de zona protegida do tamanho de Espanha

George W. Bush anunciou a criação no Pacífico de uma zona oceânica protegida com uma superfície equivalente à de Espanha, duas semanas antes do fim de uma Presidência muito contestada em termos de protecção ambiental. Segundo a Casa Branca, Bush colocou em protecção a zona oceânica maior do mundo ao declarar "monumento nacional marinho" três zonas: os recifes de coral das Ilhas Marianas, o Atol Rosa, no extremo da Samoa Americana, e um arquipélago isolado do Pacífico. As três zonas totalizam uma área de 505 mil quilómetros quadrados.
Esta classificação deve proteger as raridades naturais e anda de mãos dadas com as medidas de preservação dos recursos e as proibições ou restrições à pesca comercial e pesca recreativa. Estas medidas "dão o toque final a um compromisso de oito anos de uma sólida política de protecção e conservação do meio ambiente. Sei que parece contrária às ideias que são divulgadas pela comunicação social", disse. "Posso dizer, no momento de partir, que o nosso ar está mais limpo, a nossa água mais pura e as nossas terras mais protegidas", disse no último apelo do Presidente em defesa da sua política de meio ambiente.
Os anúncios foram elogiados pelos defensores do meio ambiente que criticaram a Presidência de George W. Bush por causa da sua oposição às quotas contra o aquecimento global. Para os cientistas, a classificação anunciada abre "perspectivas magníficas", disse Roger McManus, vice-presidente do Grupo Internacional de Protecção e Conservação do Meio Ambiente. "Não irão encontrar jamais um melhor laboratório natural", disse.

* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: