terça-feira, 19 de junho de 2012

3916. Nasa cria mapa que mostra locais do planeta com o solo mais quente

Onde é o lugar com o solo mais quente da Terra? Para a agência espacial americana (NASA), que mediu a temperatura do interior da superfície terrestre em diferentes partes do planeta entre 2003 e 2009, é o Deserto de Lut, no Irão, com 70,7ºC, registo de 2005. Utilizando o satélite Modis, os cientistas elaboraram um mapa do mundo que mostra a variação do calor que vem do solo. As medidas foram colhidas em locais protegidos do reflexo directo do sol, a poucos centímetros da superfície (média de 0,4 m de profundidade).
Segundo a NASA, em cinco dos sete anos analisados, a temperatura mais alta da superfície foi no Deserto de Lut. O calor neste local foi 12ºC maior que a temperatura do ar mais alta já registada na história (58 ºC, na Líbia, em 1922). Mas nem em todos os anos o deserto iraniano foi o local mais quente. Em 2003, os satélites registaram 69,3 ºC nas terras áridas de Queensland, na Austrália (o segundo maior registo da série). Já em 2008, a maior temperatura foi de 66,8 ºC, na depressão de Turfan, no oeste da China.
A conclusão dos cientistas é que as temperaturas recordes do solo ocorrem principalmente nos desertos rochosos, quando o céu está claro, o solo seco, os ventos são leves e a terra absorve a luz solar (sem a reflectir muito).
* * * * * * * * *
Fonte: VNews

Sem comentários: