sábado, 12 de setembro de 2015

5435. PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo instável a partir de Terça-feira

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015_12h00UTC
Fonte: MetOffice
=============


A situação sinóptica estará condicionada, nos meados da próxima semana, pela formação de uma depressão bastante cavada (983 hPa) a noroeste da Península Ibérica e consequentes linhas de instabilidade a atravessarem o território de Portugal Continental.
O estado do tempo caracterizar-se-á pelo aumento nítido da instabilidade, com o aumento da nebulosidade em todo o território de Portugal Continental a partir de Terça-feira. Espera-se também o aumento da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte, com rajadas muito fortes no litoral oeste e nas terras altas.
A precipitação começara a ocorrer no noroeste a partir da segunda metade de Terça-feira, progredindo para o interior e para o sul e atingindo todo o território do continente na primeira metade do dia de Quarta-feira.
A passagem de uma superfície frontal fria, logo seguida por outras linhas de instabilidade, sobre o território de Portugal continental, irá favorecer a ocorrência de valores de precipitação relativamente elevados, nomeadamente nas regiões norte e centro, associados a períodos de chuva, por vezes fortes, dando lugar a aguaceiros e à possibilidade de ocorrência de trovoadas.

Sem comentários: