segunda-feira, 15 de agosto de 2016

5858. PROJECTO ÍCARO: Impacto das ondas de calor

Apresentação: ÍCARO é um instrumento de observação no âmbito do qual se estuda o efeito de factores climáticos na saúde humana. Trata-se de um projecto nacional que engloba actividades de investigação, vigilância e monitorização, fundamentalmente, do efeito de ondas de calor na mortalidade e morbilidade humanas.
No que se refere à vigilância e monitorização de ondas de calor com potenciais efeitos na saúde humana, sazonalmente, implementa-se o Sistema de Vigilância Ícaro. Este sistema começou a ser desenvolvido em 1999, em parceria com o Instituto de Meteorologia e conta com a participação da Direcção Geral da Saúde e da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Desde 2004 faz parte integrante do Plano de Contingência de Ondas de Calor.
Metodologia: O "Sistema de Vigilância ÍCARO" é activado, todos os anos, entre Maio e Setembro emitindo relatórios diários do Índice Alerta Ícaro. É constituído por três componentes:
  1. A previsão dos valores da temperatura máxima a três dias realizada pelo CAPT do IPMA e comunicada ao DEP, todas as manhãs;
  2. A previsão do excesso de óbitos eventualmente associados às temperaturas previstas, se elevadas, realizada pelo DEP, através de modelos estatísticos desenvolvidos para esse fim;
  3. O cálculo dos índice Alerta ÍCARO, que resumem a situação para os três dias seguintes, calculado com base na previsão dos óbitos.
Este conjunto de operações é realizado diariamente. Os valores dos índices Alerta ÍCARO são disponibilizados todos os dias úteis, através da edição do boletim ÍCARO, que é divulgado por via electrónica (e-mail) directamente a um grupo restrito de decisores, profissionais e serviços públicos, ou com relação contratual com o Ministério da Saúde, que têm responsabilidade na decisão e prestação de cuidados, de nível populacional ou individual, à população presente em Portugal. Sempre que as previsões da temperatura e o valor do Índice Alerta Ícaro o aconselharem, é transmitida uma recomendação de alerta de onda de calor a estas entidades.
As situações de alerta, as medidas de contingência e a respectiva informação à população são disponibilizadas à população pela DGS e as ARS de acordo com o estabelecido no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor.
Contactos: Susana Pereira da Silva, (+351) 217 526 488, susana.pereira@insa.min-saude.pt / icaro@insa.min-saude.pt, Morada: Av. Padre Cruz. 1649-016 Lisboa
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: