segunda-feira, 15 de agosto de 2016

5859. PROJECTO FRIESA: risco e impacte potencial de frio

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em conjunto com outras entidades, pretendem desenvolver um teste piloto, nos distritos de Lisboa e Porto, que permita prever, diariamente, o risco e impacte potencial de temperaturas extremas baixas na mortalidade da população, durante o inverno de 2015/16. Este teste piloto surge na sequência do projecto FRIESA (FRIo Extremo na SAúde), realizado em parceria pelo IPMA e o Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O projecto FRIESA teve como objectivo principal desenvolver modelos estatísticos para a previsão da mortalidade associada a temperaturas extremas baixas durante o Outono e Inverno, nos distritos de Lisboa e do Porto. Pretendia-se ainda que os modelos desenvolvidos servissem de base para a implementação de um sistema de vigilância, equivalente ao ÍCARO, e monitorização das temperaturas observadas e previstas, predizendo, diariamente, o risco e impacte potencial de temperaturas extremas baixas na mortalidade da população.
Este sistema, uma vez implementado, facultará aos decisores na área da saúde, em especial em Saúde Pública, informação atempada que apoie a preparação e adequação dos níveis e tipos de intervenção em situações de perigosidade associadas ao frio extremo com efeitos na saúde.
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: