quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

1432. MONTEMOR-O-VELHO: Inundações em Pereira “chegam” à PGR

Um morador de Pereira considera que as obras realizadas pela autarquia terão contribuído para a inundação que atingiu a sua casa, no último Inverno. E vai levar o caso à Procuradoria-Geral da República.
As obras de saneamento realizadas em Pereira, em 2006, levadas a efeito pela autarquia, levam um residente a acusar de “incompetência” a secção de obras da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. O morador garante que vive há 30 anos naquela habitação e nunca houve inundações, até ao Inverno do transacto ano. Por isso, assegura que vai entregar o assunto à Procuradoria–Geral da República (PGR).
O referido residente explicou ao DIÁRIO AS BEIRAS que chamou, antecipadamente, à atenção do engenheiro da secção de obras, para o facto de as três sarjetas existentes não serem suficientes para o escoamento das águas que se acumulavam naquela zona. “Respondeu-me que aqui não passava nenhum mar de água”. No entanto, a sua habitação foi atingida pelas chuvas intensas que se fizeram sentir, provocando prejuízos no valor de 15 mil euros.
O lesado fez chegar a situação à secção de obras e obteve como resposta que as cheias tiveram como causa determinante um caso fortuito ou de força maior que atingiu toda a região Centro, em geral, e a vila de Pereira, em particular, cujas águas, por ser uma zona mais baixa, ali afluíram provocando a inundação. “Só a resposta revela que há grande incompetência por parte do engenheiro Miranda”, considerou o residente afectado. O engenheiro da Câmara confirmou que as três sarjetas existentes não eram suficientes e por isso mesmo os serviços procederam à colocação de uma grelha maior, duas semanas após a inundação.
No que diz respeito às acusações do residente afectado, o engenheiro preferiu não comentar. Apenas disse que “só há uma forma de resolver a situação, seguindo para o tribunal”. “Vou remeter o caso para o procurador-geral da República”, asseverou o lesado, considerando que “têm que ser apuradas responsabilidades”; além disso, pretende que a sua situação seja um alerta para que, daqui em diante, todos os munícipes estejam atentos às obras realizadas pela autarquia.
* * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: