sexta-feira, 13 de agosto de 2010

3092. Noite sem Lua vai ajudar a ver pico de chuva de estrelas

Esta é a madrugada das Perseidas, entre a meia-noite e o amanhecer de sexta-feira a Terra vai estar no centro da passagem das Perseidas, pequenos meteoritos que ao atravessar a atmosfera dão origem a estrelas cadentes.
Todos os anos o nosso planeta passa por estes meteoritos, que não são mais do que detritos do cometa Swift-Tuttle, que atravessa o interior do nosso sistema solar a cada 133 anos deixando no caminho um rasto de poeiras. Por vezes a Terra atravessa essas poeiras, como acontece hoje.
Apesar de as Perseidas estarem há semanas a colidir contra a Terra, o pico da chuva é atingido esta noite. Os especialistas asseguram que se poderão ver cerca de 100 meteoros (denominação dos fragmentos de meteoritos que conseguem atravessar a atmosfera da Terra) por hora, principalmente em regiões mais escuras.
Esta chuva de estrelas ocorre dois dias após uma Lua nova, o que significa que as condições estão do lado de quem quer observar melhor este espectáculo, com uma noite mais escura que o normal.
O nome desta chuva de estrelas indica para onde é que os espectadores podem olhar. Os meteoros vão cair como que vindos da constelação de Perseu. Segundo o site AstroPT, quem decidir ir ver a chuva de estrelas, deverá fugir das zonas luminosas, as cidades e grandes urbes, e ter paciência e persistência durante a observação. Outras indicações são: utilizar roupas confortáveis, levar uma cadeira de praia e não fixar o olhar num único sítio do céu.
* * * * * * * * * * * *
Fonte: PÚBLICO

Sem comentários: